Mídias Educacionais

Português,

Mídias Educacionais

O termo mídia tem origem do idioma latino, tendo como significado aquilo que se encontra entre dois pontos ou no meio. A partir desse significado, podemos concluir que uma mídia educacional é um meio por onde se constrói diversos tipos de conhecimentos ou se transmite. Há pouco tempo, haviam surgido rumores de que os recursos tecnológicos poderiam substituir os mestres professores em sala de aula, as chamadas mídias educacionais. Esse medo no entanto, não é baseado em nenhum fundamento, já que as mídias educacionais são apenas um meio a mais para ajudar no processo de aprendizagem. O que na verdade aconteceu foi que as mídias educacionais foram incorporadas como maneiras para sintetizar as relações de aprendizagem e de ensino com a organização da educação, na qual os professores são caracterizados como sendo os agentes principais de transformação por meio do desenvolvimento de projetos realmente significativos para os estudantes.

Fala-se muito sobre a perda de sensibilidade causada pela penetração dos veículos de comunicação e da evolução das mídias, consequência dos sons no mundo contemporâneo e do bombardeio de imagens. O excesso de estímulos do mundo externo e do excesso de informação, acabam dificultando a contemplação e a reflexão sobre o que é real.

Mídias

A noção de tempo e de espaço foram reduzidas de modo expressivo, isso porque as novas tecnologias aumentaram a sua velocidade. No entanto, a capacidade de introspecção e de reflexão dos seres humanos não evolui da mesma maneira que a sua capacidade de percepção, o que significa dizer que esta capacidade é capaz de captar diversos estímulos, que na maioria das vezes não se tornam significativos e/ou não são processados. Por isso, se faz necessário o desenvolvimento de sínteses e de uma análise de maneira simultânea, para que os homens possam se inserir de maneira crítica e ativa em um cenário em que as informações, sejam elas sonoras, visuais ou verbais, estão mais rápidas.

As informações que as mídias dispõem devem ser analisadas de maneira crítica, para que o processo de aprendizagem e de ensino não seja prejudicado. A educação utilizando-se de mídias educacionais deve analisar as diversas narrativas, levantar alguns questionamentos e o principal, conectar ideais, para que o aluno possa estabelecer elaborações, relações e opiniões pessoais sobre o que é a realidade de acordo com a sua visão, compartilhando seus ensinamentos dentro das salas de aula. Dessa maneira, o professor pode entender a maneira como o aluno recebe, elabora e processa as informações que possuem um caráter visual que são veiculadas através das mídias.

Podemos dizer que as mídias educacionais mais utilizadas no ramo de educação e aprendizagem são o rádio, a televisão, os vídeos e ainda os materiais impressos. Vale ressaltar ainda, que a informática vem sendo utilizada em larga escala nos dias atuais já que é capaz de unir diversos tipos de recursos.

O reflexo das redes digitais

Apesar de nos dias atuais haverem diversos tipos de mídias educacionais que ajudam no processo de aprendizagem e de ensino, há um estudo que demonstra que nas sociedades mais desenvolvidas, os professores utilizam muito pouco este tipo de equipamento.

Computador, internet, rádio, televisão e vídeo.

A mídia educacional mais utilizada neste processo é o computador e a internet, que ajuda que os alunos alcancem uma compreensão maior do que só apenas na comunicação. É cada vez maior a utilização dos meios de comunicação que possuem objetivos na educação.

Outra mídia educacional muito útil é a televisão, que tem sido utilizado nas salas de aula desde a década de 70. Alguns programas televisivos são utilizados, ajudando crianças e adolescentes na conclusão de diversas atividades. Vale ressaltar, que na maioria das vezes, a televisão é usada juntamente com outros materiais de ensino, mas este deve ser utilizado com moderação e de maneira correta. A televisão estimula os interesses da criança.

Outra mídia também utilizada no processo de educação é o vídeo, que é o responsável pela exploração de diversas situações, do visualizar, dos cenários, das cores e das pessoas. Nas salas de aula, este recurso proporciona aos estudantes, aulas totalmente diferenciadas e diversificadas, tendo como finalidade uma educação mais completa.

O rádio por sua vez, passou a exercer um papel importante no cenário comunicacional, já que possui uma capacidade de interação com o público.

A mídia nos proporcionou um avanço tecnológico, representado pelos computadores. Cada vez mais cedo, as crianças passaram a ter acesso a este tipo de instrumento tecnológico, o que fez com que as escolas fossem obrigadas a aprimorar seus conhecimentos sobre esta nova tecnologia, abrindo portas para que os estudantes tivessem acesso a ele dentro das próprias escolas e exigindo dos professores cada vez mais conhecimentos. Este processo foi de grande importância porque tanto a internet quanto o computador, são considerados uma grande biblioteca capaz de estimular a leitura e a escrita.