Selfie ou Autorretrato?


O que é um selfie?

Realizar uma foto de si mesmo, ou junto a um grupo, tornou-se uma prática frequente entre as pessoas que utilizam redes sociais. Este tipo de fotografia é definido como selfie, palavra que se tornou comum no vocabulário de muitas pessoas e meios de comunicação.

A selfie, em geral, caracteriza-se por ser uma foto cujo enquadramento é definido pelo próprio modelo. Ou seja, não há alguém atrás da câmera realizando a fotografia. Por este motivo, tornaram-se características da prática o enquadramento comumente muito próximo ao rosto, a distância de um braço. Outra versão deste processo são as fotos realizadas em frente ao espelho, como uma tentativa de facilitar a escolha do enquadramento.

Selfie

A utilização de acessórios que facilitem o processo, como os paus e cabos de selfie, onde é possível fixar a câmera e obter uma distância maior para a fotografia, também pode ocorrer. Além disto, esta fotografia está diretamente relacionada à sua publicação em redes sociais, sendo este o seu principal fim e meio de divulgação.

Há diferença entre uma selfie e um autorretrato?

Muito antes do desenvolvimento da fotografia digital, os artistas plásticos já desenvolviam os chamados autorretratos. Estes trabalhos poderiam ser realizados a partir de várias técnicas de pintura, desenho e, posteriormente, fotografia. Então, a selfienão é uma novidade?
Para responder a esta pergunta, temos que entender que os objetivos e, em sua maioria, as técnicas utilizadas pelos artistas que trabalham com autorretrato são diferentes das motivações de quem realiza uma selfie.

Em um autorretrato, a escolha do enquadramento, luz e posicionamento do modelo tendem a ser analisadas antes de fazer a foto. Além disto, este processo de escolhas faz parte das características estéticas da proposta do artista, em consonância com o que ele deseja discutir com estas imagens. Resumindo: o autorretrato de um artista não é um processo espontâneo.

Por outro lado, a selfie é um processo espontâneo, feito para registrar um momento considerado importante, geralmente bastante informal. Além disto, a selfie tem por fim o compartilhamento em redes sociais e a exibição de algo, alguém ou de algum estilo de vida. Ao contrário do autorretrato do artista, não visa debater temas dentro da arte.

Origem do termo selfie.

Sua origem é o termo self-portrait, que podemos traduzir como autorretrato. Ao que tudo indica a simplificação do self-portrait para o termo selfie teve origem na própria dinâmica de funcionamento das redes sociais, caracterizada pela rapidez, palavras abreviadas e significados próprios para definir ações características do meio digital e virtual.

Ao acrescentar o sufixo –ie e excluir o restante da expressão, dando origem a uma palavra nova para definir uma ação específica, houve o que definimos por neologismo. Este processo ocorre em todos os idiomas e caracteriza-se pela criação de novas palavras a partir de outras já existentes, para definir ações ou sentimentos.

A palavra ganhou notoriedade ao ser incluída, no ano de 2013, como um verbete ao dicionário Oxford, o mais antigo da língua inglesa. Segundo os organizadores da publicação, a palavra foi incluída devido à sua crescente popularidade e significado no mundo real e virtual.

Selfie ou autorretrato, qual o termo correto em português?

Além das discussões estéticas entre as definições de selfie e autorretrato, a fotografia neste estilo trouxe consigo uma discussão lingüística: qual o termo correto para referir-se a esta prática em língua portuguesa?

A dúvida existe, pois, em português, o termo autorretrato designa a mesma prática de fotografia à que se refere o selfie, se analisar apenas o significado da palavra, e não a sua prática.

Acredita-se que a utilização da palavra em países de língua portuguesa é resultado da influência da língua inglesa no dia-a-dia, em especial nos meios de comunicação

Considerando que um idioma é construído a partir dos usos que as pessoas fazem dele, ou seja, é um processo dinâmico de criação, o termo selfie tornou-se amplamente aceito para designar as imagens produzidas a partir dos meios e processos explicados anteriormente. Assim, podemos encontrar a palavra em textos jornalísticos, websites e demais textos em língua portuguesa, sem necessidade de legendas para o seu significado. Embora ainda não tenha sido incluído aos dicionários de língua portuguesa, o termo já faz parte do vocabulário informal dos falantes deste idioma.

Outro fator que colaborou para a popularização do termo foi o fato de selfie ser uma palavra mais fácil de pronunciar do que autorretrato. Além de a palavra ser mais curta, está diretamente associada a um tipo específico de imagem e de compartilhamento de arquivo. Já o termo autorretrato, além de ser mais longo, também pode definir trabalhos específicos de artistas visuais. Com o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, a grafia da palavra autorretrato foi modificada, sem utilizar o hífen (antes era auto-retrato), o que também colabora para a preferência pelo termo selfie.