Segurança com Solventes e demais Substâncias Químicas


Neste artigo falaremos um pouco sobre a segurança necessária para lidar com solventes e demais substâncias químicas perigosas. Você vai aprender sobre quais são os cuidados que devem ser tomados em laboratórios e em qualquer lugar onde seja preciso manusear esses componentes químicos, para que não ocorram acidentes.

Segurança no laboratório

Segurança é fundamental em todos os tipos de trabalho, principalmente em laboratórios onde se manuseiam substâncias químicas. Mas, infelizmente, acontecem muitos acidentes relacionados a falta de segurança com solventes e demais substâncias em laboratórios do mundo todo, porque com o tempo as pessoas ficam confiantes e se esquecem de tomar todo o cuidado necessário. O dano causado por esta falta de cuidado e desatenção pode ser muito grave e machucar muita gente. O manuseio errado de substâncias químicas pode causar queimaduras graves, danos irreparáveis na pele e em mucosas, inclusive nos olhos, causando cegueira.

Segurança com Solventes

Geralmente os laboratórios que trabalham com esses tipos de substâncias existem procedimentos escritos que devem ser levados à risca, para evitar qualquer possível acidente. Cada pessoa que faz parte da equipe precisa seguir com muito cuidado o passo a passo do processo para evitar danos a si mesmo e aos demais colegas do laboratório, afinal, também é possível ferir outras pessoas, já que esses materiais são altamente perigosos.

Antes de falarmos especificamente sobre a segurança com solventes e demais substâncias químicas, vamos listas alguns cuidados em geral que devem ser tomados em qualquer laboratório, independente de qual seja o elemento que está sendo manuseado pelos cientistas, pesquisadores ou clínicos.

O primeiro cuidado a ser tomado é ter atenção máxima durante todo o processo. Todo cuidado é pouco, se alguém estiver trabalhando de forma distraída, além de ferir a si próprio, pode causar acidentes e danos aos demais colegas ou, ainda, causar um vazamento que contamine todo o local de trabalho.

As principais recomendações para quem trabalha ou trabalhará em laboratórios são:

* Não fumar no local de trabalho;

* Jamais pipetar elementos usando a boca;

* Não ingerir bebida alcoólica antes ou durante o trabalho;

* Utilizar sempre jaleco totalmente abotoado e higienizado;

* Manter os cabelos presos;

* Não vestir bermudas ou saias;

* Não calçar sapatos abertos como sandálias ou chinelos;

* Não usar roupas com tecido sintético, pois são inflamáveis;

* Não esquecer acessórios de segurança como luvas, óculos e máscara;

* Não se alimentar no laboratório;

* Manter a bancada sempre limpa;

* Se derramar qualquer elemento, limpar o mais rápido possível;

* Não reutilizar vidros com substâncias perigosas;

Estes cuidados são primordiais para evitar danos aos indivíduos que venham a utilizar o laboratório. A pessoa que vai trabalhar utilizando elementos químicos deve ter um cuidado dobrado o tempo todo. Outro aspecto muito importante é evitar tocar o rosto quando estiver manuseando substâncias perigosas.

Segurança com Solventes e demais substâncias Químicas

Para quem trabalha diretamente com solventes e demais substâncias químicas que podem causar algum mal, o cuidado no laboratório deve ser ainda maior. Portanto todos os integrantes da equipe devem se responsabilizar e tomar os cuidados de forma igual para que nenhum acidente ou intoxicação possa acontecer.

Antes de começar qualquer experiência ou atividade é preciso planejar o trabalho com cuidado, preparando-se para o passo a passo da ação. O ideal é até escrever todo o procedimento antes de começar. Depois é preciso conhecer todos os elementos e substâncias químicas envolvidas no trabalho e saber como elas se comportam em diferentes situações como calor excessivo, frio, mistura com outros elementos e na pele humana. Dessa forma é possível prever algumas situações preocupantes e, até mesmo, evitar que elas aconteçam. Além disso é preciso se preparar caso algo de errado venha a acontecer durante o trabalho, portanto sempre saiba como proceder corretamente em caso de emergência ou solicite imediatamente um suporte médico.

Segurança com solventes inflamáveis

Manipular solventes inflamáveis é muito comum, sendo que muitas vezes o cuidado é dispensado, mas é preciso sempre utilizar luvas, roupas de algodão, manipular com a capela e manter o ambiente limpo e arejado.

Segurança com demais substâncias químicas

Primeiramente, etiquete todas as substâncias químicas de forma legível e guarde em local seguro e protegido. Se precisar aquecer alguma substância, vire sempre a abertura do tubo de ensaio para um lado onde não possa atingir ninguém. Além disso, jamais aproxime seu rosto de nenhuma substância e não aspire seu conteúdo. Jamais prove nenhuma substância ou composto e nem toque sem luvas. Antes de começar qualquer trabalho leia com atenção todos os rótulos e procedimentos que devem ser seguidos e jamais use mais substância do que o indicado.

Não misture substâncias químicas que desconhece somente por curiosidade e jamais retire estes materiais do laboratório sem saber do que se tratam. E não se esqueça, ao final do trabalho limpe completamente a bancada, lave a vidraria utilizada com muito cuidado e assegure-se de que tudo está fechado e guardado com segurança.