Separação de Misturas por Processos Químicos


Através de alguns processos químicos é possível separar tanto as misturas homogêneas quanto as heterogêneas. Entre os exemplos de processos estão: a peneiração, a dissolução, a flotação e a catação, além de diversos outros métodos possíveis. O importante, neste aspecto, é compreender que cada método de Separação de Misturas por Processos Químicos é ideal para uma necessidade específica. Afinal, as misturas levam ingredientes diferentes e que precisam ser separados de formas diversas.

Se vamos separar uma mistura de pedra e areia, por exemplo, como se tratam de dois sólidos é possível utilizar o método da peneiração. Mas, caso a mistura fosse de água e sal, citando outro exemplo, não poderíamos utilizar esse método, já que o máximo que conseguiríamos fazer seria perder a água e o sal em uma peneira. Neste caso, outra opção de Separação de Misturas por Processos Químicos, chamado Destilação Simples, seria eficiente.

Separação de Misturas

Existem diversos outros exemplos de misturas, com ingredientes de diferentes características de densidade e massa. Veja abaixo exemplos de processos químicos para a separação de misturas homogêneas e heterogêneas.

Métodos para a separação de misturas e suas características:

Separação magnética

Consiste na utilização de um imã para atrair um ingrediente composto por metal. Aplicação: pode ser utilizado para separar, por exemplo, limárias de ferro dos grãos de areia.

Levigação

Consiste na utilização de correntes de água para separar os ingredientes da mistura. Aplicação: o método foi muito utilizado para separar areia e ouro. Ou seja, serve para separar sólidos de densidades diferentes.

Evaporação

Consiste na evaporação do líquido submetido a altas temperaturas. Aplicação: as salinas, talvez, sejam o maior exemplo de separação de mistura por evaporação – neste processo obtém-se o sal de cozinha a partir da evaporação da água salgada do mar. Assim sendo, serve para mistura homogênea sólido-líquido.

Dissolução fracionada

É utilizada para separar uma mistura heterogênea sólido-sólido, como água com areia e sal. Neste caso, um dos ingredientes (o sal) se dissolve no líquido (a água) e, por filtração, obtemos a separação da areia e do sal.

Filtração

Na filtração pegamos uma mistura que possui fase líquida e fase sólida, passamos ela por um filtro (neste filtro fica o resíduo sólido) e obtemos, assim, a separação. Aplicação: separação de água + sal + areia, pois com o filtro é possível separar a areia da mistura composta por água + sal. Por conseguinte, é possível, ainda, separar água e sal através de evaporação, como vimos anteriormente neste artigo.

Decantação

Serve para separar sistemas heterogêneos, como, por exemplo, água e óleo ou sal e areia. Aplicação: faça uma mistura de água + areia em um copo, deixe-a repousando por um tempo, e note como a areia irá ficar no fundo deste copo após algum tempo.

Centrifugação

Com uma centrífuga é possível acelerar a velocidade do processo de decantação. Aplicação: serve para, por exemplo, separar o plasma sanguíneo dos glóbulos vermelhos, que são de diferentes densidades.

Destilação Simples

Para separar uma mistura de água e sal, por exemplo, é utilizada a destilação simples, que consiste em deixar a água evaporar e recolhê-la em um recipiente para, posteriormente, condensá-la e recuperá-la, enquanto o sal permanecerá no fundo do recipiente, já que seu ponto de ebulição é diferente do da água. Desta maneira, conseguimos separar o sal da água sem, com isso, perder o líquido.

Destilação Fracionada

A Separação de Misturas por Processos Químicos, como a Destilação Fracionada, serve para sistemas homogêneos de dois ou mais líquidos. Aplicação: é possível separar, por exemplo, a mistura de água + sal + vinagre. Os dois líquidos são destilados da mistura, sendo o primeiro a ser destilado o ingrediente de menor ponto de ebulição.

Flotação

A flotação é um método de separação muito utilizado, por exemplo, pelas empresas de tratamento de esgoto. A técnica consiste em jogar um produto químico na água que, por sua vez, faz com que as partículas sejam transformadas em espuma. Essa espuma fica na superfície e pode ser recolhida.

Sublimação

Na Separação de Misturas por Processos Químicos, como a sublimação, o ingrediente passa do estado sólido para o gasoso, sem que ele passe pelo estado líquido. A naftalina é um exemplo de substância sublimável.

Ventilação

Como o próprio nome sugere, o vento é utilizado para separar um sólido de outro. Aplicação: serve para separar, por exemplo, o amendoim de suas cascas. É, dessa forma, um método muito utilizado pelas indústrias.

Qual é a diferença entre misturas homogêneas e misturas heterogêneas?

Recebe o nome de mistura homogênea aquela mistura composta por ingredientes que se fundem e dão origem a um sistema de fase única, enquanto as misturas heterogêneas são compostas por ingredientes que não se fundem e, portanto, apresentam-se em duas fases ou mais.

São exemplos de misturas homogêneas: água + sal, água + suco em pó e etc.

São exemplos de misturas heterogêneas: areia + pedra, água e areia e etc.