Substâncias químicas em foco

Quí­mica,

Substâncias químicas em foco

Talvez muitos não conheçam a imensa utilidade dos compostos químicos no dia a dia, por isso, abaixo segue uma lista com as substâncias que fazem parte da vida da maioria das pessoas.

Hidróxido de sódio (NaOH)

O hidróxido de sódio, popularmente chamado se soda cáustica, é um hidróxido corrosivo utilizado na indústria, especialmente como suporte químico, na produção de tecidos, papel, detergente, biodiesel e alimentos. É considerada uma base forte.

Possui eventualmente utilizada doméstica para a abertura de sumidouros e encanamentos, uma vez que dilui gorduras. É extremamente corrosivo e pode gerar cicatrizes, queimaduras e cegueira por causa da sua alta reatividade.

Substâncias químicas

Age de maneira exotérmica e com a água e é gerado por eletrólise de uma solução liquida de cloreto de sódio, sendo gerado em conjunto com o cloro.

Cuidados

1) Consumo: pode provocar lesões sérias e permanentes a estrutura gastrointestinal

2) Pele: Perigoso. Os sinais podem ser uma simples irritação ou até uma úlcera muito grave.

3) Olhos: Perigoso. Pode ocasionar queimaduras, lesões conjuntivas ou na córnea.

Hidróxido de magnésio (MgOH2)

Hidróxido de magnésio é um elemento sólido de cor branda que acontece de maneira natural como mineral brucita e pode ser concebido fazendo a reação de sulfato de magnésio com soluto de hidróxido de sódio. É mais conhecido como leite de magnésia pela aparência láctea.

MgSO4(aq) + 2 NaOH(aq) –> Mg(OH)2 + Na2SO4

O sulfato de magnésio pode ser trocado por alguns sais de magnésio e o hidróxido de sódio, por sua vez, por hidróxido de amônio ou hidróxido de potássio.

É utilizado na purificação do açúcar e no processamento do urânio. Na medicina é relevante como laxante e antiácido, uma elevação com cerca de 8% de hidróxido de magnésio aquoso.

Óxido de cálcio (CaO)

O óxido de cálcio, mais conhecido como cal, é uma das substancias mais relevantes para a indústria, sendo adquirida pela decomposição térmica a 900°C do calcário. Também denominado como cal virgem ou cal viva, é um elemento sólido na cor branca.

Essa substancia é geralmente usada na indústria de construção civil para preparação das argamassas com que se levantam os muros e paredes e também a elaboração dos procedimentos de pintura.

A cal também tem utilidade na indústria de cerâmica, farmacêuticas e siderúrgicas como agente desodorizador ou branqueador. Na agricultura, a cal é utilizada para gerar hidróxido de cálcio, que tem como objetivo o equilíbrio da acidez da terra e, na metalurgia extrativa, é usada para afastar a escória do ferro.

Sulfato de Bário (BaSO4)

O sulfato de bário é um sólido cristalino na cor branca, pouco dilúvio em água e demais solventes comuns, porém é solúvel em acido sulfúrico condensado. É bastante normal em minérios de bário.

O sulfato de bário é usado na produção de pigmentos artificiais de marfim, papéis fotográficos, celofane, linóleo, enchimento de borracha, papel, fibras e resinas, tintas, pigmento para colorir papel e é utilizado como pigmento verde nos fogos de artifício. É a principal maneira de contraste sintético nos exames de radiografia do sistema digestório.

Sacarose (C12H22O11)

A sacarose, popularmente conhecida como açúcar, é um modelo de glicídio constituído por uma molécula de frutose e uma de glicose gerada pela planta ao executar o método de fotossíntese.

A sacarose ou açúcar é muito repartido entre as melhores plantas. Situa-se na beterraba e na cana de açúcar, sendo que o suco de cana, chamado de garapa, apresenta de 15 a 20% e o de beterraba de 14 a 18% de açúcar. É doce e seu aquecimento por leveduras é muito usado no comercio.

O açúcar é geralmente achado no estado cristalino e sólido e utilizado para mudar o gosto de alimentos e bebidas. Mais da metade da energia fundamental para um ser humano viver pode ser achado na natureza, perante o formato de amidos e açucares.

Monóxido de carbono (CO)

O monóxido de carbono é um gás suavemente inflamável, inodoro, incolor e extremamente perigoso por causa de sua toxicidade. É gerado pela queima em situações de escasso oxigênio ou altas temperaturas de carvão ou certos materiais repletos de carbono, como oriundos do petróleo.

Dióxido de carbono (CO2)

O dióxido de carbono ou gás carbônico ou anidrido carbônico é um elemento químico formado por um átomo de carbono e dois átomos de oxigênio.

Na estrutura, o dióxido de carbono é formado por moléculas de natureza apolar e de geometria linear. Devido a isso as fixações intermoleculares são fracas, fazendo com que ele se torne um gás em condições ambientes. Daí a nomenclatura popular gás carbônico.

Esse gás é liberado pelos animais e seres humanos e recebido pelas plantas.

Etanol (C2H5OH)

O etanol, popularmente chamado de álcool, é uma substancia orgânica adquirida da hidratação do etileno, fermentação de açucares ou redução de acetaldeído, e achado em bebidas como vinha, cerveja e aguardente, assim como na indústria de perfumes.

No Brasil, essa substancia também é usada como combustível, compondo assim um comércio em desenvolvimentos para um combustível adquirido de forma renovável.