Tipos de Fórmulas usadas em Estequiometria

Quí­mica,

Tipos de Fórmulas usadas em Estequiometria

Fórmulas usadas em Estequiometria

A estequiometria é uma das várias especialidades da química, sendo responsável pelo estudo dos aspectos quantitativos presentes nas reações. Assim, a estequiometria tem como principal objetivo indicar a quantidade de reagentes que devem ser utilizados e quais serão os produtos obtidos em cada reação química.

Para que isso seja possível, a estequiometria utiliza alguns diferentes tipos de fórmulas químicas que permitem seu estudo completo. Confira a seguir os diferentes tipos de fórmulas químicas usadas em estequiometria:

– Fórmula percentual

A fórmula percentual, ou fórmula centesimal como também pode ser conhecida, é utilizada para indicar a porcentagem de cada elemento que se faz presente em cada substância.

Esta fórmula utiliza a medida em massa, mostrando assim qual a quantidade de massa de cada um destes elementos que compõem a substância, permitindo que tais valores sejam completamente conhecidos e observados durante os testes estequiométricos.

– Fórmula mínima

A fórmula mínima, ou fórmula empírica, funciona de forma semelhante à fórmula percentual, indicando um determinado dado sobre os elementos que compõem uma determinada substância.

No entanto, diferentemente da fórmula percentual, que indica o valor da massa de cada componente, a fórmula mínima mostra a proporção mínima em número de mol de cada um destes elementos. O número de mol são números inteiros, permitindo assim que se conheça a proporção mínima destes elementos na substância.

– Fórmula molecular

A fórmula molecular é utilizada na estequiometria para indicar qual a real quantidade de átomos de cada elemento presentes na molécula.

Para que possa ser determinada esta quantidade, utilizando-se a fórmula molecular, é preciso que seja conhecida ao menos uma das fórmulas anteriores, que permitem a realização da fórmula molecular.

Assim, utilizando-se a fórmula percentual ou a mínima, é possível aplicar esta última fórmula, de modo que a estequiometria apresente resultados mais completos sobre cada tipo de substância química e suas reações.