Resumo sobre Platão

Biografias,

Resumo sobre Platão

Neste resumo sobre Platão você vai conhecer um pouco de quem foi este filósofo tão importante para a história da humanidade e quais foram os seus principais pensamentos.

Quem foi Platão?

Platão viveu durante o período clássico da Grécia antiga. Era filósofo e matemático e fundador da Academia de Atenas, a primeira instituição de ensino superior do mundo ocidental. Sócrates foi o mentor de Platão, e Aristóteles, seu pupilo. Juntos, os três foram os maiores pensadores da história e há quem diga que foram os principais responsáveis pela filosofia natural, pela ciência e filosofia ocidental.

Platão

Biografia de Platão

Neste resumo sobre Platão você vai saber mais sobre a vida desta ilustre figura.

Ele nasceu em Atenas no ano de 347 antes de cristo na época da Tirania dos Trinta e tinha mais três irmãos. A data de seu nascimento não é totalmente certa. Os historiadores chegaram à conclusão de que ele nasceu neste ano devido alguns textos da época. A família dele aparece em alguns de seus textos, em forma de diálogo. Estudiosos dizem que os diálogos escritos por Platão, com sua família retratam os dias mais felizes para eles.

A juventude de Platão ocorre em meio à muitas agitações políticas devido à Guerra do Peloponeso e a instabilidade toma Atenas. Acredita-se que Platão aprendeu gramática, ginástica e música, pelos professores que existiam no seu tempo. Platão obviamente também estudou filosofia com Sócrates e Crátilo, um discípulo do Heráclito.

A família de Platão chegou a trabalhar no governo e teria o convidado para fazer parte. Ele teria negado, pois achava o governo da época criminoso. Em 403 foi restaurada a democracia em Atenas, mas isso também desagradou Platão. Ele se revoltou ainda mais com o governo depois da execução de seu professor, Sócrates e tornou-se um crítico bastante ferrenho.

Platão faz algumas viagens à Silícia, onde conhece como vivem as pessoas que fazem parte da corte. Depois da volta de sua primeira viagem, e depois te ver o luxo e os privilégios que vivem quem faz parte do governo de Atenas, Platão compra um ginásio, amplia a propriedade e começa a construir sua primeira escola.

Os estudantes não tinham todas as mesmas idades como acontece hoje em dia. Entre jovens havia também idosos, e qualquer pessoa que gostaria de aprender algo com Platão. Acredita-se que provavelmente todos que estudassem na escola ajudassem com as despesas do lugar.

Durante duas décadas, Platão esteve à frente de sua escola, e foi durante este período que ele escreveu diversos de seus diálogos, chamados por alguns estudiosos de “da maturidade”. Foram eles:

* Fédon
* Fedro
* Banquete
* Menexêno
* Eutidemo
* Crátilo

Foi também durante este mesmo período que Platão teria dado início a um de seus textos mais famosos, chamado de “A república”.

Platão sempre foi politicamente muito ativo, e em uma de suas viagens tentou unir os Gregos da Sicília, e esteve aconselhando Dion, um dos governantes da época. Dion não seguiu os seus conselhos e acabou sendo assassinado. Platão tentou incitar os seguidores de Dion a praticarem o que ele achava certo politicamente, mas isso também não aconteceu. Depois disso, como Platão previra, a Sicília foi invadida e conquistada por estrangeiros.

Depois deste acontecimento, Platão voltou a lecionar em sua escola e se continuou um ávido escritor até os últimos dias de sua vida. Ele faleceu aos 80 anos e foi sepultado dentro de sua própria escola.

O Pensamento de Platão

Até aqui, com este resumo de Platão você já pode imaginar o quanto ele foi influente no seu tempo. Agora vamos falar dos seus principais pensamentos. Platão é considerado um filósofo que viveu no limiar do pensamento antigo com o pensamento político moderno. Mas ele não falava somente sobre política e era capaz de abordar os mais diferentes temas com a mesma desenvoltura, como o amor por exemplo. Sua obra é um dos legados mais importantes do conhecimento humano, onde ele falava de amor, de ética, política, metafísica e sobre a teoria do conhecimento.

Quase toda sua obra é conhecida, e somente um dos textos onde ele fala sobre o Bem, está perdido. Ele costumava escrever em forma de diálogo, onde se misturavam mitos poéticos com pensamentos totalmente racionais.

Um dos pensamentos mais conhecidos de Platão é sobre o espírito humano. Segundo ele, a alma estaria aprisionada em uma caverna, se isolando da verdadeira realidade. Para ele tudo nascia, se desenvolvia e morria. Mas o ser humano precisa transcender o seu ser físico e admirar a esfera inteligível, o principal objetivo dos seres humanos.

Muito do pensamento de Platão influencia o pensamento atual. Ele defendia por exemplo, que a mulher tivesse a mesma educação que o homem recebe. Ele também acreditava que a ciência seria fruto da inteligência humana e do amor.

Para finalizar este resumo sobre Platão, vamos deixar algumas de suas frases mais ilustres:

* “ A harmonia se consegue através da virtude.”
* “ Vencer a si próprio é a maior das vitórias.”
* “Praticar injustiças é pior que sofrê-las.”
* “ O que mais vale não é viver, mas viver bem.”