Ácidos Nucleicos: DNA e RNA


Ácidos Nucleicos

Os ácidos nucleicos são macromoléculas encontradas em todos os seres vivos. São responsáveis pela síntese de proteínas e o controle das atividades químicas das células.

Possuem caráter ácido e foram encontradas primeiramente no núcleo, por isso receberam esse nome. Apesar disso, pesquisas mostraram que essas macromoléculas não precisam necessariamente estar no interior do núcleo, mas também estão presentes nas mitocôndrias, cloroplastos, citoplasma e ribossomos.

São dois os seus tipos: O DNA ou ácido desoxirribonucleico e o RNA ou ácido ribonucleico. Cada um possui determinada função, mas ambos estão ligados ao funcionamento das células. Em seu interior se encontram pentoses (desoxirribose e ribose), bases nitrogenadas (adenina, timina, guanina, citosina e uracila) e fosfato.

Vamos entender melhor as funções do DNA e RNA:

O que é e qual a função do DNA?

O DNA é uma molécula presente nas células dos seres vivos. É responsável por carregar toda a informação genética, composto por duas fitas de formato helicoidal que possuem pares de bases nitrogenadas. No DNA apenas timina, adenina, guanina e citosina são encontradas. A adenina faz par com a timina enquanto que a citosina faz o mesmo com a guanina.

Sua função é carregar as informações genéticas.

O que é e qual a função do RNA?

O RNA é a molécula responsável pela síntese de proteínas das células. Composto por uma única cadeia enrolado em si mesmo, também possui bases nitrogenadas emparelhadas. Em seu interior são encontrados adenina, citosina, guanina e uracila. A diferença em relação ao DNA é que a adenina faz par com a uracila e não com a timina.

Se divide em três tipos, cada qual com uma função diferente:
• RNA mensageiro
• RNA ribossômico
• RNA transportador

O mensageiro leva a informação do DNA do núcleo até o citoplasma. O ribossômico é responsável por produzir os ribossomos, onde a mensagem do RNA mensageiro será transcrita. Já o transportador é quem transporta até os ribossomos os aminoácidos que serão utilizados.

Agora você sabe o que é o ácido nucleico, seus tipos e suas funções. Continue a acompanhar o blog para descobrir mais sobre esse assunto.