As principais ordens de insetos


Os insetos podem ser caracterizados como animais de um filo invertebrado considerados como um dos mais numerosos da Terra e que contêm em seu grupo diversas espécies que até hoje são estudadas e descobertas. Caracterizados como organismos, os insetos do filo invertebrado possuem o corpo coberto por uma espécie de exoesqueleto, do qual representa uma forma com maior segurança e proteção aos órgãos internos dos insetos.

Este exoesqueleto presente nos insetos é como se fosse uma capa resistente e impermeável que atribui maior segurança a cada espécie, sendo que sua presença é ideal para que não ocorra perda de água e que consiga suportar os seus músculos de forma segura. Resumidamente, este exoesqueleto pode ser descrito como um esqueleto externo que dá estrutura para os insetos.

ordens de insetos

Os insetos também possuem sexos separados e se reproduzem de forma sexuada, utilizando ovipositor para colocar seus ovos em buracos na terra e assim em diante. Há uma grande variedade de insetos que são classificados de diversas formas e ordens, por isso são até hoje considerados uma das maiores classes de animais invertebrados, sendo divididos em diversas ordens com o objetivo de entender com maior precisão suas diferenças, características e tudo que envolve esses seres.

Divisão dos insetos

Os insetos fazem parte do filo dos artrópodes e geralmente são formados pela cabeça, tórax e abdome, sendo que cada um pode apresentar três pares de patas e dois pares de asas. As características dos insetos determinam que eles são seres com alta capacidade reprodutiva e possuem órgãos sensoriais ajudando a manter sua sobrevivência.

Para que haja um controle das espécies e tipos de insetos, é realizado um estudo de zoologia que leva o nome de entomologia, o qual realiza uma divisão dos insetos a partir do que é descoberto entre eles e também segundo suas características, classificadas pela diversidade de cada inseto, facilitando a diferenciação e característica de cada animal.

A entomologia pode classificar os insetos em duas subclasses, chamadas de pterigotos e apterigotos. A divisão dos insetos apterigotos ocorre com aqueles que não sofrem metamorfose para chegarem a sua forma adulta. Vale destacar que nessa divisão dos insetos não há espécies com asas e ela é subdividida em quatro ordens. Já a divisão dos insetos pterigotos é representada pelos insetos que adquirem uma forma adulta ao passar pela metamorfose, contendo asas e representando a grande maioria dos insetos.

Os pterigotos são subdivididos em basicamente 26 ordens, do qual representam as principais ordens dos insetos, como, por exemplo, a ordem Hymenoptera que considera as formigas, vespas, abelhas e marimbondos, além da ordem Coleóptera que possui os besouros.

Principais Ordens de Insetos

Por mais que existam diversas ordens de insetos, há algumas que são consideradas as principais devido à frequência de insetos conhecidos e que são diferenciados com maior precisão e facilidade. As principais ordens de insetos se pode classificar em 13, que dão origem ao agrupamento de insetos como formigas, pulgas, barbeiros, tesourinha, cupins, baratas, grilos e assim em diante.

As principais ordens de insetos a serem descritas são a Thysanura, Hymenoptera, Syphonaptera, Anoplura, Dermaptera, Hemiptera, Coleóptera, Diptera, Odonata, Isóptera, Blattodea, Orthoptera e Lepidóptera. Confira a descrição das principais ordens de insetos e quais são seus representantes.

– Thysanura: é representada por traça de livros, sendo suas características a rapidez e até duas a três apêndices abdominais que passam a ser semelhantes aos estiletes.

– Hymenoptera: é composta por vespas, formigas, marimbondos e abelhas, sendo suas características a presença de asas ou não. Eles possuem a cabeça, tórax e abdome definidos.

– Syphonaptera: é representada pelas pulgas, sendo que sua característica principal é o seu tamanho, se apresentando de forma diminuída bem como são saltatoriais.

– Anoplura: é caracterizada por pulgas, destacadas por possuir a capacidade de sugar e a não presença de asas.

– Dermaptera: é representada pela tesourinha, onde suas características baseiam-se em insetos como quatro asas.

– Hemiptera: é composta por barbeiros, percevejos e cigarras, na qual a característica dessa ordem é possuir asas que têm parte espessada e coriácea, além de outras membranosas.

– Coleóptera: é representada por besouros, sendo um dos maiores grupos de insetos que existe. São compostos por quatro asas.

– Diptera: É caracterizada por mosquitos e moscas, com pares de asas consideradas membranosas.

– Odonata: é representada por libélulas que possuem quatro asas de consistência membranosas, além de serem alongadas.

– Isóptera: é composta por cupins caracterizados como insetos que apresentam asas, mas com texturas membranosas de tamanhos iguais.

– Blattodea: é representada por baratas, com quatro asas, além de cascas enrijecidas, ricas em nervuras, entre outros.

– Orthoptera: é composta por grilos e gafanhotos, com características de insetos com asas bem longas, ricas em nervuras, além de dares saltos.

– Lepidóptera: é representada por borboletas e mariposas compostas por asas bem grandes, que podem surgir com cores alegres e cobertas com escamas.