Bioquímica: Substâncias Orgânicas


Bioquímica

Bioquímica é um segmento da Biologia responsável por estudar as substâncias orgânicas e inorgânicas e também pelas transformações que acontecem nos seres vivos graças à presença destas.
Iremos aprender hoje sobre bioquímica: substâncias orgânicas. Saiba quais elementos compõem estas substâncias.

O que são as substâncias orgânicas?

As substâncias orgânicas são aquelas com origem no elemento carbono, e são produzidas pelos seres vivos, tanto animais, quanto vegetais. São compostas por carboidratos, lipídios e proteínas, que por sua vez possuem as seguintes características:

Carboidratos

Carboidratos são compostos por moléculas de carbono, classificadas como monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Os monossacarídeos, são compostos pela ribose, desoxirribose, glicose, galactose e frutose; os dissacarídeos, são formados por dois monossacarídeos: glicose e galactose, dando origem à lactose, e sacarose, formada pela união da glicose e da frutose. Já os polissacarídeos, são formados por vários monossacarídeos, como celulose, amido e glicogênio.

• Lipídios

Lipídios são elementos não muito solúveis em água, desta forma são conhecidos como hidrofóbicos. Fazem parte das membranas plasmáticas, atuando como reservas energéticas, sendo também componentes fundamentais dos hormônios.
Os tipos de lipídios mais conhecidos são os óleos, como os de palma, de soja, algodão, oliva e etc., e as gorduras vegetais, como manteiga, banha de porco, de vaca, entre outras.

• Proteínas

As proteínas são constituídas pelos aminoácidos, que se ligam por meio das ligações peptídicas, formando uma corrente longa chamada polipeptídio. As proteínas tem as seguintes funções:

– estrutural ou plástica;
– catalise de reações químicas;
– defesa.

Onde é possível encontrar as substâncias orgânicas

As proteínas formam as estruturas das células, como as membranas plasmáticas e as fibras musculares, formando também os componentes dos cabelos, unhas e garras de animais (queratina). Elas são formadoras também das células sanguíneas.

Existe uma diversidade muito extensa destas substâncias orgânicas, que estão presentes em todos os tipos de alimentos, em combustíveis, como a gasolina e o óleo diesel, além de comporem também parte de nosso corpo, em cerca de 60% de nossa massa orgânica.