Características, Classificação, Fisiologia e Reprodução das Aves

Fisiologia e Reprodução das Aves

As aves são uma classe dentro do filo Chordata (cordados), que por sua vez é parte do reino Animalia (animal). Uma de suas características principais é o corpo coberto de penas, essenciais para o voo, isolamento térmico e proteção contra dessecamento.

Apresentam características comuns aos répteis, classe da qual descendem:

– Ovo amniótico com casca e fecundação interna;
– Excreção de ácido úrico (uricotélicos);
– Patas com escamas córneas;
– Pele seca, queratinizada, sem glândulas.

Como exceção, destaca-se a glândula uropigiana, situada na base da cauda e responsável pela secreção uma substância oleosa usada como impermeabilizante de penas e bico.

Ainda em comparação aos répteis, apresentam certas características evolucionárias, tais como:

– Endotermia: capacidade de manutenção da temperatura do corpo a partir de calor gerado pelo próprio metabolismo;
– Coração com quatro cavidades (dois átrios e dois ventrículos) completamente separados;
– Ausência de dentes, ainda que certos quelônios também não os tenham.

As aves são classificadas em dois grupos de acordo com as características presentes que permitem o voo:

– Carinatas: possuem um prolongamento no osso esterno, chamado quilha ou carena, onde se inserem os músculos peitorais fundamentais para bater as asas. Embora muitas possam voar, algumas não o fazem habitualmente, como os pinguins (cujas asas são usadas para o nado) e as galinhas (de voo curto);

– Ratitas: não apresentam a quilha no osso esterno, ou seja, são incapazes de voar. A ema e o avestruz são os exemplos mais conhecidos.

1 Fisiologia

– Sistema circulatório: é fechado, com circulação dupla e completa. O coração apresenta quatro cavidades (dois átrios e dois ventrículos) completamente separados, uma evolução que impede a mistura de sangue arterial e venoso. Sua artéria aorta é voltada para o lado direito do corpo.

– Sistema respiratório: seus pulmões apresentam superfície respiratória maior que a dos répteis e possuem projeções chamadas de sacos aéreos, responsáveis pela renovação de ar e troca de calor com o ambiente. No lugar dos alvéolos, possuem finíssimos duetos, os parabronquíolos, onde ocorrem as trocas gasosas.

– Sistema digestório: é um sistema completo, com estômago químico e mecânico, conhecida como moela. Em algumas espécies, existe um papo que armazena alimento. O final do sistema se localiza na cloaca

2 Sistema reprodutor

As aves são ovíparas, isto é, o embrião se desenvolve dentro de um ovo em ambiente externo sem qualquer ligação com a mãe. Sua fundação é interna e o desenvolvimento, direto. Os machos possuem dois testículos, e as fêmeas apresentam apenas o ovário esquerdo funcional.