Características, Exemplos e Diferenças entre Peixes, Anfíbios, Répteis, Aves e Mamíferos


Características, Exemplos e Diferenças entre Peixes

Os animais vertebrados, também denominados cordados, têm como principal característica a presença de medula espinhal e coluna vertebral. Além disso, possuem músculos, e sistemas esqueléticos complexos. Também o sistema nervoso é especialmente desenvolvido nesta categoria, onde encontramos 5 subgrupos. A seguir listamos as características, exemplos e diferenças entre Peixes, Anfíbios, Répteis, Aves e Mamíferos:

Peixes, anfíbios e répteis

• Peixes

São adaptados à vida aquática, respirando através das brânquias. Possuem nadadeiras e a pele recoberta de escamas para facilitar a locomoção na água. Com relação à forma de se alimentarem, encontramos peixes carnívoros e herbívoros. No geral dividem-se em duas categorias:

Os que possuem esqueleto de cartilagem (Condríctes) – tubarões e raias;
Os que possuem esqueleto ósseo (Osteíctes) – Lambari, sardinha, dourado, etc.

• Anfíbios

Têm como característica principal viverem em transição entre os meios aquático e terrestre. Sua dependência da água está relacionada ao desenvolvimento e reprodução. Eles são considerados animais ectotérmicos, portanto, a temperatura do corpo é dependente do ambiente externo. Ademais, a pele fina e permeável serve para a respiração cutânea, que se soma à pulmonar. Por fim, estes animais sofrem metamorfose entre a fase larval e adulta. Exemplos são os sapos, rãs, salamandras e cobras-cegas.

• Répteis

Do mesmo modo que os anfíbios, são ectodérmicos, mas têm como diferença o fato de serem totalmente adaptados à vida terrestre. Sua pele é grossa, formada por escamas, placas e carapaças constituídas em grande medida por queratina – proteína de grande resistência. A respiração nestes animais é exclusivamente pulmonar e sua reprodução acontece com a formação de ovos com casca (ovíparos). Exemplos são os jacarés e também as tartarugas e cobras.

Aves e Mamíferos

• Aves

São facilmente identificados por sua adaptação ao voo. Possuem pele recoberta de penas, asas e ossos pneumáticos para ajudar nesta tarefa. Como são endotérmicos, mantêm uma temperatura de corpo constante. Todas as aves são ovíparas. Podem ser voadoras – águias, tucanos e andorinhas – ou não voadoras – pinguins e avestruzes.

• Mamíferos

Encerrando as características, exemplos e diferenças entre Peixes, Anfíbios, Répteis, Aves e Mamíferos está a categoria onde se inclui a espécie humana. São reconhecidos pelas glândulas mamárias presentes nas fêmeas, utilizadas para alimentar os filhotes. Como as aves, são endotérmicos. Sua pele é coberta por pelos e os seus membros seguem conformidade variada, adaptando-se como patas, braços ou nadadeiras. Ao contrário dos outros grupos citados possuem muitas glândulas no corpo. Em termos reprodutivos são vivíparos, ou seja, o embrião desenvolve-se dentro do corpo materno. Exemplos: gatos, cães, homens, cavalos, macacos, leões-marinhos e assim por diante.