Características, Reprodução e Informações dos Anelídeos e Artrópodes


Informações dos Anelídeos e Artrópodes

No planeta existem cerca de 15 mil espécies de anelídeos. Contudo, ainda que sejam muito numerosos, ainda estão longe do filo dominante, os artrópodes. Estes possuem mais de 1 milhão de espécies descritas, representando 80% do reino animal. Fique por dentro das características, reprodução e informações dos Anelídeos e Artrópodes neste artigo.

Anelídeos

O corpo cilíndrico, mole e alongado, dividido em anéis ou metâmeros, é a sua principal característica. Podem viver em água doce, salgada e também no solo úmido. A cavidade denominada celoma é o que dá sustentação ao corpo destes animais, além de colaborar para a sua locomoção. O interior do celoma é preenchido por um líquido onde se encontram as vísceras do anelídeo.

Eles possuem sistema digestório completo. Podem apresentar poucas cerdas no corpo (Oligochaeta), muitas (Polychaeta) ou nenhuma (Achaeta ou Hirudinea). Neles encontramos respiração cutânea ou branquial e em termos de reprodução há anelídeos sexuados e assexuados. Os exemplos mais conhecidos de animais deste filo são as minhocas e as sanguessugas.

Artrópodes

Estes animais possuem um exoesqueleto segmentado e apêndices articulados – patas, antenas, etc. Sua diversidade, como mencionado, é muito grande. Por conta disso são subdivididos em crustáceos, aracnídeos, quilópodes, diplópodes, hexápodes e miriápodes. O fato de possuírem um esqueleto externo faz com que não possam crescer de modo contínuo. Deste modo, precisam fazer mudas ou ecdises.

O exoesqueleto é formado por quitina, sendo rígido e impermeável. No caso dos crustáceos há ainda uma deposição de carbonato de cálcio, o que aumenta a resistência da estrutura. Anatomicamente podem ser divididos em dois principais grupos:

• Crustáceos e Quelicerados – Cefalotórax e abdome
• Insetos e Miriápodes – Cabeça, tórax e abdome.

Neste filo o sistema digestório também é completo. Neste quesito existem ainda adaptações à forma de alimentação do artrópode. Assim, podem apresentar mandíbulas, quelíceras, e outras peças bucais. Nestes animais a digestão é extracelular. Já a respiração pode ser branquial, por traqueias ou filotraqueias.

Para encerrar este texto sobre características, reprodução e informações dos Anelídeos e Artrópodes, saiba que a reprodução dos últimos é sexuada. Nesta pode ocorrer fecundação interna (aracnídeos) ou externa (crustáceos). Durante o seu desenvolvimento pode acontecer também uma metamorfose completa ou gradual. Exemplos deste filo são as aranhas, os mosquitos, as centopeias, formigas, caranguejos e assim por diante.