Conceitos e Apresentação sobre a Ecologia e o Ecossistema


Ecologia e o Ecossistema

A Ecologia é a ciência que estuda os organismos vivos da Terra e suas interações, bem como o ambiente em que eles vivem (também conhecido como habitat). Especificamente, Ecologia é a ciência do habitat, do meio ambiente. A seguir, conheça melhor os seus principais conceitos, dos quais um deles diz respeito ao ecossistema. Acompanhe!

Comunidade

Conhecido também como biocenose, a comunidade diz respeito ao conjunto de populações de diversas espécies que fazem parte de certa região ou habitat por um determinado período. Exemplo: as diversas espécies que vivem em um lago ou dentro de uma pequena floresta, com plantas, espécies animais etc.

População

É o conjunto de indivíduos de mesma espécie que vivem em uma mesma região. Exemplo: os ratos que vivem dentro de um bueiro ou, até mesmo, os seres humanos que vivem em um bairro.

Ecossistema

O ecossistema, também conhecido como sistema ecológico, é o conjunto formado pelo ambiente físico (biótopo) e seus elementos, como água, solo e ar, e pela comunidade de indivíduos que se relaciona com esse ambiente.

Habitat

O habitat é o lugar físico no qual uma espécie vive e pode ser encontrada. Os estudiosos afirmam que o habitat é o endereço de um conjunto de indivíduos dentro do ecossistema. Exemplo: as baleias que vivem em determinada área do oceano, do grande mar.

Espécie

A espécie faz referência ao conjunto de indivíduos que possuem certas semelhanças, tanto estrutural, como funcional e biologicamente. Seres da mesma espécie podem se reproduzir, originando descententes capazes de procriar. Exemplo: os seres humanos.

Biosfera

É o local, só que em grande escala, onde os seres vivem, como a terra, que possui lagos, mares, oceanos, florestas e a atmosfera. A vida só é possível nessa faixa porque aí se encontram os meios necessários para prover não só a vida, mas as necessidades básicas dos indivíduos.