Crustáceos e Aracnídeos: Características Gerais


Crustáceos e Aracnídeos

Os artrópodes são um grupo de animais invertebrados que possuem exoesqueleto. Dentro desse filo há inúmeros grupos de animais, cada qual com suas particularidades. No artigo de hoje, você vai conhecer pelo menos 2 desses inúmeros grupos: os crustáceos e os aracnídeos. Muitos devem conhecer algo sobre esses dois grupos, como o caranguejo e a aranha. No entanto, a seguir exemplificaremos melhor esses grupos, além de passar caracteres gerais para o leitor. Confira!

Crustáceos

De cutícula dura, por isso o nome Crustácea (do latim crosta, pela grossa), os crustáceos são de vital importância para a vida na terra, pois são verdadeiros elos nas cadeias alimentares. Seu corpo, adaptado conforme os anos, esta apto para viver em diversos ambientes e, consequentemente, a explorar um leque alimentar também diverso.

Dividido em segmentos, o corpo do crustáceo geralmente esta dividido em 3 partes gerais: cabeça, tórax e abdome. É possível encontrar espécies em que a cabeça e o tórax estão fundidas, quando isso ocorre damos o nome à esse tagma de cefalotórax. Em outros grupos também pode haver uma modificação no aparelho bucal, ocasionando de 2 a 3 pares de peças bucais adicionais. Essas peças têm origem nos apêndices torácicos, auxiliam na alimentação e levam o nome de maxilípodes.

Aracnídeos

Grupo representado pelas aranhas, escorpiões, ácaros e carrapatos, em sua maioria terrestre e vivendo sob pedras, troncos e outros esconderijos. Os aracnídeos também são chamados de quelicerados por não apresentarem antenas e mandíbulas, e sim quelíceras. Assim como os crustáceos, seu corpo pode ser dividido em 3 partes: cabeça, tórax e abdome, ou 2 partes: cefalotórax e abdome.

A respiração desses pequenos animais é feita através das fitotraquéias, também conhecidas como os pulmões foliáceos. o sistema digestivo é completo, com a presença de hepatopâncreas. Desse modo, alguma aranhas ao inocular o veneno em suas presas, são capazes de inocularem enzimas digestivas, realizando a digestão extra corporal.