Divisão Celular: Lisossomos, Peroxissomos, Centro Celular e Centríolos


Divisão Celular: Lisossomos

Os lisossomos, peroxissomos, centro celular e centríolos são algumas das organelas existentes na célula. Confira as funções de algumas dessas partes fundamentais para o pleno funcionamento.

• Lisossomos

Os lisossomos são vesículas membranosas pequenas e responsáveis pela digestão intracelular. Tem a sua origem no complexo de Golgi o qual dispõe de inúmeras enzimas. Por meio da endocitose, as substâncias dentro da célula são capturadas e que fundem com os lisossomos originando o vacúolo digestivo.

Caso a digestão na célula não aconteça por falta dessa enzima, podem ocorrer distúrbios graves como o de Tay-Sachs o qual leva ao retardo mental e até mesmo a morte.

• Peroxissomos

Também são vesículas membranosas como os lisossomos, contendo enzimas em seu interior as quais degradam tanto aminoácidos como lipídios. Possui, ainda, asperoxidases que degradam o hidróxido de hidrogênio formado no processo de quebra de outras substâncias – em grandes concentrações pode ser tóxico para a célula.

• Centro celular

O centro celular se liga a outros microtúbulos do fuso criados a partir do centrômero, área próxima ao centro dos cromossomos. O conjunto de centríolos, centrossomo e áster é chamado de centro celular.

• Centríolos

São estruturas cilíndricas feitas por proteínas e que ocorrem aos pares. A formação se dá por dois cilindros perpendiculares ou diplossomo. Cada centríolo é resultado de nove conjuntos de três microtúbulos. Na divisão celular, os centríolos se duplicam e geram fibras do fuso os quais guiarão os cromossomos no processo de divisão.

Ao redor desta organela surge um região esférica chama centrossomo ou microcentro de onde os microtúbulos longos de proteína partem e formam o áster. Eles estão presentes nas células eucariontes, menos nas das plantas com flores e não são existentes nos procariontes. Portanto, os centríolos podem ser encontrados em células de algas e animais e não está presente em fungos, bactérias e plantas.