Embriologia: Gastrulação, Neurulação e Formação da Notocorda e Mesoderma


Embriologia

A embriologia é área da biologia que estuda sobre os processos de formação de órgãos e sistemas de uma espécie animal. A pesquisa envolve desde a forma celular do organismo até a formação completa do embrião. E são vários os processos que compõem a evolução embrionária.

Gastrulação
O processo de formação de um novo individuo começa após a fertilização de um óvulo por um espermatozoide. O zigoto, estágio inicial, é transformado por um amontoado de células chamado de “mórula”, por meio de divisão celular.

Depois de mais algumas divisões tem o início a gastrulação. Gastrulação é o processo em que os tecidos do embrião sofrem envaginações (aberturas ou desdobramentos) para formar os folhetos embrionários.

No caso de seres humanos, por exemplo, são gerados nesta fase três folhetos germinativos que evoluirão para formar tecidos e órgãos: ectoderma, mesoderma e endoderma. Sobre os tecidos:

– Ectoderma: dá origem, entre outras coisas, ao sistema nervoso, pelos e glândulas;

– Mesoderma: dá origem ao esqueleto, músculos, sistema circulatório e urinário, por exemplo;

– Endoderma: dá origem, entre outros tecidos e órgãos, ao sistema digestório e respiratório.

No processo de gastrulação há, ainda, a formação da notocorda. O embrião, que a essa altura se chama gástrula, forma a notocorda que é uma estrutura celular que desaparece nos humanos já formados. Antes disso, ela é importante no desenvolvimento do tubo neural.

Neurulação
Depois da fase de gastrulação acontece a neurulação. No processo o tubo neural do embrião é formado com a ajuda da notocorda. O processo faz com que o ectoderma sofre uma invaginação até formar o tubo neural.

Esta parte é considerada um dos primeiros sinais de um sistema nervoso no embrião e respalda discussões sobre o aborto. Em uma gravidez humana o surgimento do complexo aparece por volta da terceira ou quarta semana. Nos próximos passos são formados as pregas neurais, o sulco neural e células da futura crista neural.