Estrutura Completa de uma Planta: Raiz, Caule, Folha, Flor, Fruto e Semente


Estrutura Completa de uma Planta

De modo geral, pode-se dizer que uma planta é composta por: raiz, caule, folha, fruto e semente. Conheça a seguir, cada uma dessas partes e suas respectivas funções.

Raiz

A raiz é a parte responsável por fixar a planta no solo, mas sua função vai muito além da simples fixação. É através da raiz que a planta consegue absorver a água e os nutrientes do solo, necessários para a sua sobrevivência. Isso se falamos das plantas mais comuns: as plantas terrestres. Mas cabe apresentar aqui que, além das raízes subterrâneas, existem também as raízes aquáticas e aéreas. Além disso, a raiz varia de acordo com a forma, podendo ser axial ou pivotante e fasciculada ou cabeleira.

Alguns tipos de raízes são caracterizadas por armazenar material de reserva, como por exemplo, a mandioca.

Caule

Na maioria das vezes, o caule é aéreo, mas ele também pode ser encontrado na forma subterrânea ou aquática. Essa é a estrutura responsável por garantir a sustentação da planta, mas além disso, também tem a função de conduzir a seiva, fazendo com que os nutrientes absorvidos do solo cheguem até as folhas. É no caule que se encontram ainda os órgãos de reprodução das plantas.

Folha

As folhas se formam a partir do caule e geralmente, se apresentam na cor verde. Elas são as responsáveis por três funções fundamentais para a planta: realizar a fotossíntese, processo de respiração e de transpiração. Em relação ao formato, são os mais variáveis. Isso porque as folhas de uma planta se adaptam de acordo com o ambiente, por isso, existe uma grande variação de formas e formatos.

Flor

As flores não são encontradas em todas as plantas, mas são das mais diferentes espécies, cores, tamanhos e formatos.

Fruto

Assim como as flores, os frutos nem sempre estão presentes nas plantas. Mas quando são encontrados, são o ovário já fecundado e já desenvolvido. Os frutos desempenham a função de abrigar e proteger as sementes, e ainda, disseminá-las, propagando a espécie.

Sementes

Por fim, a semente é o que dá a origem à planta, tudo começa a partir dela. A sua principal função é disseminar a espécie.