Estudo dos Aminoácidos, Proteínas e Enzimas


Estudo dos Aminoácidos

Neste post, você fará uma revisão sobre o estudo das proteínas, aminoácidos e das enzimas, assuntos recorrentes nas provas e muito cobrados. Vamos lá?

Aminoácidos e proteínas

As proteínas são substâncias formadas pelos aminoácidos, que se ligam entre si para formar a estrutura proteica, ou seja, a macromolécula. O aminoácido é composto tanto pelo grupo amino (-NH2) quanto pelo grupo carboxila (-COOH), que corresponde, respectivamente, às funções amina e ao ácido carboxila.

Existem quatro tipos de estrutura em uma proteína:

– Primária

– Secundária

– Terciária

– Quaternária

A estrutura primária é caracterizada pela sequência linear. A secundária é formada pelo “arranjo espacial”, ou seja, a forma de interação dos hidrogênios por meio das pontes de hidrogênio, ponte dissulfeto, entre outras.

A terciária é caracterizada pela forma de enrolamento e a quaternária ocorre quando duas ou mais proteínas se juntam para desenvolver algum tipo de atividade. Além disso, o nosso corpo também produz aminoácidos naturais, e os que não são produzidos pelo organismo são chamados de essenciais; estes devem ser buscados na alimentação.

Enzimas

As enzimas são proteínas que se juntam a substratos específicos, em que aceleram as reações metabólicas no organismo. Existem vários fatores que podem interferir na atividade como:

Temperatura: cada enzima tem a sua própria temperatura para desenvolver a atividade.

PH: cada enzima tem um PH adequado

Concentração de substratos: a atividade enzimática muda de acordo com a quantidade de substrato disponível no meio.

Gostou do estudo dos aminoácidos, proteínas e enzimas? Para fixar o conteúdo aprendido e compreender melhor os conceitos:

– Resolva exercícios por assunto.

– Refaça as questões que você errar ou que considerar difíceis

– Faça uma lista dos tópicos mais cobrados em cada parte de proteína, aminoácido ou enzima

– Revise sobre os itens que estudar

Tenha bons estudos e muito sucesso!