Etapa Química, Ação Fotossintética e Ponto de Compensação Luminoso da Fotossíntese


etapa quimica acao fotossintetica e ponto de compensacao luminoso da fotossintese

A etapa química da fotossíntese, que também recebe os nomes de etapa do escuro, enzimática ou de Calvin, é aquela que sucede os processo dependentes da luz. O NADPH2 transporta o hidrogênio ao C02 e o reduz a açúcar. Os NADP resultantes dos açúcares formados são encarregados de receber novos átomos de hidrogênio para reiniciar o ciclo, que ocorre no estroma plastidial.

Para o ciclo de Calvin temos três etapas: carboxilação, a redução e a regeneração. Na carboxilação, duas trioses são formadas a partir da ligação de uma molécula de CO2 a uma molécula de pentose. As reações darão origem a NADPH2 que fornecerá hidrogênio, o ATP fornecerá energia, firmando a etapa de redução. Na regeneração, as trioses resultantes serão usadas da regeneração das pentoses e também ao açúcar.

Ação Fotossintética

As reações da fotossíntese não costumam acontecer na sua total proporção, isso ocorre porque as medidas raramente estarão dentro do ideal. Alguns fatores influenciam diretamente nesse processo, são eles: fatores externos e fatores internos.

Os fatores externos são intensidade de luz, temperatura e concentração de CO2 e também de H2O. Os fatores internos são concentração das clorofilas, área foliar, entre outros.

É possível determinar a eficiência da ação fotossintética por meio da verificação das reações em diferentes fontes de luminosidade, por exemplo. Isso pode ser visto em quaisquer um dos componentes básicos, água, luz e CO2, em proporções diferentes.

Ponto de Compensação Luminoso da Fotossíntese

A concentração de luz é um fator de pode determinar a velocidade da reação, em altas dosagens, deixa de ser um limitador do processo. Alguns vegetais verdes conseguem realizar a fotossíntese enquanto realizam também a respiração. Há uma intensidade luminosa que permite o equilíbrio da velocidade da reação e da respiração da plantas, esse processo é chamado de ponto de compensação luminoso da fotossíntese.