Gametogênese: Formação das Células Sexuais Masculinas


Gametogênese

A gametogênese é o processo da reprodução humana que leva à formação das células sexuais, ou gametas. No corpo da mulher estas serão produzidas pelos ovários, enquanto nos homens a produção se dará nos testículos. Teremos no primeiro caso o processo de ovogênese, ou oogênese. Já na formação das células sexuais masculinas ocorrerá a espermatogênese.

Neste texto iremos abordar o fenômeno da produção do gameta masculino, o espermatozoide. Trata-se de um processo que tem duração total média de sete semanas. Quando é finalizada esta fase o espermatozoide é liberado em uma estrutura denominada tubo seminífero. O seu início se dá na puberdade e é estimulado pela testosterona. Entenda melhor o processo abaixo.

• Entenda a espermatogênese:

O início desta fase se dá com as espermatogônias. Estas células se dividem em dois grupos, os tipos A e B. Nos primeiros ocorre a mitose, ocasionando na produção de novas espermatogônias. Já no tipo B é formado o espermatócito primário, que passará por uma meiose. Os espermatócitos secundários que resultam deste processo sofrem uma segunda divisão meiótica.

A partir disso surgem quatro espermátides. Quando estas são submetidas à espermiogênese dão, por fim, origem aos espermatozoides. Toda esta divisão celular ocorre na parede dos túbulos seminíferos. Ao redor da estrutura encontramos as células de Leydig – elas produzem a testosterona que desencadeia todo o processo.

Também importante na gametogênese masculina é a formação do acromossomo durante a espermiogênese. Aqui falamos da vesícula presente na cabeça do espermatozoide que colabora para sua entrada no ovócito secundário. Outro fenômeno que ocorre durante esta fase é a perda de citoplasma e a formação do flagelo.

Ou seja, é quando surge a “cauda” que permite a movimentação da célula reprodutora. Em resumo, a formação das Células Sexuais Masculinas tem um período germinativo – divisão das espermatogônias -, de crescimento, maturação e diferenciação. Na ovulogênese, por outro lado, há apenas três fases – germinativa, de crescimento e maturação.