Heranças Determinadas por Genes Localizados em Cromossomos Sexuais


herancas-determinadas-por-genes-localizados-em-cromossomos-sexuais

A forma como o sexo de um indivíduo é determinado acontece por meio de um par de cromossomos sexuais, os quais podem ser X ou Y, de forma que os órgãos sexuais se desenvolvam como masculino ou feminino.

As mulheres possuem dois cromossomos X, fazendo assim com que seus filhos tenham ao menos um cromossomo X, que combinado com outro cromossomo X irá dar origem a uma filha mulher, enquanto a combinação com um cromossomo Y origina filhos homens.

Mas além de determinar qual será o sexo do filho em um relacionamento, os cromossomos sexuais carregam consigo uma grande quantidade de genes, que são responsáveis por uma série de fatores hereditários, os quais passarão de pais para filhos, fazendo com que tenham algumas destas características hereditárias.

Confira a seguir algumas das principais heranças determinadas pelos genes localizados nos cromossomos sexuais:

– Daltonismo

O daltonismo é uma das principais características que pode ser determinada como uma herança transmitida através dos genes que são localizados nos cromossomos sexuais.

O tipo mais comum de daltonismo resultante de herança por genes localizados em cromossomos sexuais é aquele em que tanto a cor verde quanto a vermelha são vistas como m tom de marrom avermelhado. Isto acontece devido a um gene localizado no cromossomo X, que origina um alelo recessivo neste gene.

– Hipertricose auricular

A hipertricose auricular é um crescimento excessivo de pelos nas orelhas que também acontece devido a alguns genes localizados nos cromossomos sexuais.

No entanto, a hipertricose auricular acontece apenas em homens, pois os genes que causam este tipo de situação são exclusivamente encontrados no cromossomo Y, não acontecendo, assim, em mulheres.

– Calvície

A calvície também é uma herança genética que se manifesta devido aos cromossomos sexuais. Porém, o gene da calvície é dominante com relação ao cromossomo Y e recessivo para o cromossomo X.

Isto significa dizer que os homens são muito mais propensos à calvície, que é influenciada pelo sexo, se manifestando de forma muito mais leve quando presente nas mulheres.