Hipóteses e Fatores que deram a Origem da Vida


Hipóteses e Fatores

A origem da vida é um tema que sempre despertou a atenção e interesse de cientistas e filósofos. Por isso, ao longo do tempo, diversas teorias surgiram para explicar como os primeiros seres vivos teriam surgido.

Hipótese Criacionista

Essa é a tear segundo a qual todos os seres vivos teriam surgido simultaneamente graças à intervenção divina.

Hipótese da Panspermia Cósmica

É outra teoria para a origem da vida, mas, segundo ela, algumas partículas de vida teriam sido de outro lugar do espaço para a Terra junto com cometas e meteoros. Chegando aqui, essas formas de vida teriam encontrado condições favoráveis para se desenvolver.

Hipótese Heteranófica de Oparin

Proposta pelo cientista soviético Aleksander Oparin, essa teoria defende que os primeiros seres vivos teriam surgido a partir de moléculas orgânicas presentes na atmosfera e nos oceanos.

Há bilhões de anos, as erupções vulcânicas na Terra eram frequentes e os gases e partículas liberados por esses fenômenos formaram a chamada atmosfera primitiva. Possivelmente, essa atmosfera era composta de gás metano, hidrogênio, vapor d’água e amônia.

A Terra então entrou em um processo de resfriamento que condensou o vapor d’água formando os mares. Nesse período, também havia muitas descargas elétricas e radiação que, quando atingiam a água, faziam com que as moléculas se movimentassem e se unissem, formando substâncias mais complexas, ou seja, as primeiras moléculas orgânicas.

Os mares, portanto, ficaram cheios de moléculas orgânicas que, guando se aglutinaram, formaram os concervados. Ainda segundo essa teoria, acredita-se a incorporação de novas moléculas orgânicas, com o tempo, formara-se as primeiras células e, por consequência, os primeiros seres vivos, “descendentes dos coacervados”.

Para Oparin, esses primeiros seres vivos eram heterótrofos. Uma das razões para defender isso é o fato de que a sua estrutura era muito simples, não sendo capaz de realizar um processo complexo como a fotossíntese para obter o seu alimento.