Importância do Solo para as Plantas e Caminho das Seivas no Vegetal


As plantas e vegetais têm nas folhas e raízes órgãos que desempenham grande papel na sua nutrição e sobrevivência. No que diz respeito à absorção de água e nutrientes, será no segundo grupo que ocorrerá o maior trabalho. A seguir trataremos a respeito da importância do Solo para as Plantas e Caminho das Seivas no Vegetal.

Fatores estes que estão ligados aos processos já mencionados. Será da terra que se extrairão elementos de grande importância para a nutrição da planta, como os sais minerais. Da mesma forma que as raízes atuam no processo de absorção, também serão responsáveis por fixar a planta ao solo. Sua função pode ainda se estender à respiração, reserva de alimentos (tuberosas), dentre outras coisas.

• Entenda a importância do solo para as plantas

O solo é um ambiente rico em partículas minerais – formadas pela decomposição de rochas – e orgânicas. Neste último é fundamental a presença de fungos, bactérias, protozoários, algas, líquens, vermes e insetos. O líquido a ser encontrado sob a terra estará em películas finas alocadas ao redor de matéria sólida. Esta é a água de adsorção.

Ela pode ainda ocupar os espaços entre as partículas (água capilar). É importante ressaltar que os diferentes tipos de solo apresentarão capacidade distinta para a retenção do líquido. A absorção de água e íons presentes no meio acontecerá pela epiderme da raiz.

• O caminho das seivas no vegetal

Para que os nutrientes absorvidos cheguem até as folhas, onde ocorrerá a fotossíntese, é preciso tecidos condutores especiais. Nos chamados vegetais superiores há o xilema e o floema. O primeiro é por onde vão ser transportados água e sais minerais que compõem a seiva bruta.

O floema estará reservado para a seiva elaborada, que leva ao resto da planta os nutrientes produzidos nas folhas. Este caminho quase sempre ocorre no sentido descendente através dos vasos liberianos. Com isto você pôde aprender mais sobre importância do Solo para as Plantas e Caminho das Seivas no Vegetal.