Informações, Características e Reprodução no Reino Protista (Algas)


Características e Reprodução no Reino Protista

O Reino Protista, em que se enquadram as Algas mais comuns, é bastante caracterizado por suas células. Elas são bem semelhantes às encontradas em animais e plantas, porém, tem as suas particularidades. Primeiramente, os plastos das algas diferem das plantas quanto a sua organização interna de membranas fotossintéticas.

Quanto a sua origem, os protozoários constituem um grupo de eucariontes com cerca de 20 mil espécies, em um grupo extremamente diversificado, que evoluiu a partir de algas unicelulares.

Esse reino é composto, na sua grande maioria, por seres aquáticos que vivem em ambientes mais tradicionais como mares e rios, mas também na terra úmida e no lodo. Existe também, uma grande variação nas espécies, sendo que elas podem ser mutualísticas ou até mesmo parasitas de seres vertebrados e invertebrados.

Já a reprodução das algas pode ocorrer de duas formas: assexuada e sexuada. Nos seres unicelulares, a reprodução assexuada ocorre por divisão binária, em que cada ser vivo dá origem a dois outros. Essa reprodução existe também em algas multicelulares, em que ocorre uma fragmentação do talo, que dispersa células flageladas, chamadas zoósporos, que se fixam em algum substrato para originar novos indivíduos.

Já a reprodução sexuada, como em diversos outros organismos, envolve a fusão de gametas. Esta pode ocorrer em algas unicelulares, em que cada uma delas funciona como uma gameta. Em certo momento do seu desenvolvimento, essas células se unem para formar quatro novas células filhas.

Nos seres multicelulares, a reprodução por gametas se dá em dois modelos. Primeiramente, algumas células se transformam em gametas masculinos e outros em gametas femininos. Para a reprodução, estes gametas podem se encontrar através de uma ponte que se formam entre filamentos diferentes.

A outra forma de reprodução é a alternância de gerações. Durante os ciclos de vida, as algas podem alternar entre as que produzem gametas e as que produzem esporos.