Principais Biomas do Brasil: Floresta Amazônica, Caatinga, Cerrado, Pampas, Mata Atlântica, Pantanal e Mangues


Principais Biomas do Brasil

Um bioma é um sistema com características e formas de vida próprias, que o definem como único perante os outros biomas. A principal característica de diferenciação é a vegetação, assim como a sua composição tem como principal determinante as condições climáticas da região.

O Brasil, por ser um país de grande extensão territorial, possui uma grande diversidade de biomas, embora todos sejam característicos das regiões quentes e tropicais. Isso se explica pelo fato da maior parte do território estar localizada na faixa tropical, com apenas parte do mesmo, na Região Sul, estar em uma zona temperada.

Principais biomas do Brasil

Pode-se destacar no Brasil pelo menos sete biomas principais: Floresta Amazônica, Caatinga, Cerado, Pampas, mata Atlântica, Pantanal e Mangues.

Floresta Amazônica

É a maior floresta tropical do mundo, cobrindo mais de 40% do território brasileiro. Abriga, também, a maior biodiversidade do planeta. Possui vegetação densa, alto índice pluviométrico e uma fauna diversificada.

Caatinga

É um bioma composto por gramíneas e pequenos arbustos, decorrente da escassez de chuvas. A diversidade das espécies é pequena, em razão das condições de sobrevivência, que comporta a presença de insetos, répteis, alguns mamíferos e roedores. É uma paisagem do Nordeste e de parte de Minas Gerais.

Cerrado

O serrado é um bioma seco e de solo pobre, com vegetação esparsa, composta de arbustos e algumas árvores, cuja principal característica são os troncos tortuosos.

Pampas

É uma paisagem do sul do Brasil, onde predominam a grama e o capim, com pouca presença de árvores. O solo é adequado à plantação de trigo e soja e a vegetação nativa apropriada para a prática da pecuária.

Mata Atlântica

Não possui vegetação tão densa quanto a Floresta Amazônica, mas é um bioma rico em espécies vegetais e animais. Possui grandes árvores, como o ipê, jequitibá e pau-brasil. É o bioma mais ameaçado, devido ao desmatamento como fator histórico e a proximidade com os grandes centros urbanos e industriais do Sudeste.

Pantanal

É um bioma característico dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A principal característica é o alto índice pluviométrico concentrado em uma determinada época do ano, que inunda as áreas, transformadas em pântanos.