Protocordados e Peixes: Características, Classificação e Sistemas

Protocordados e Peixes

Os protocordados e os peixes são animais que possuem muitas semelhanças e características em comum, uma vez que são animais marinhos. Embora muitos peixes vivam também em rios e lagos, a grande maioria dos animais vivem, de fato, nos mares e oceanos, assim como os protocordados.

Características dos peixes e protocordados

Os protocordados possuem algumas características bem peculiares, como, por exemplo, a presença em seu corpo da notocorda, que é uma corda dorsal. Além disso, estes animais também possuem um sistema nervoso que é encontrado em uma posição dorsal.

Além disso, os protocordados também são reconhecidos pela ausência de uma caixa craniana e do encéfalo, diferenciando-se assim dos demais seres vivos.

Já os peixes também possuem características próprias que os diferenciam dos demais animais, inclusive dos protocordados. Uma destas características é o seu esqueleto, composto pela coluna vertebral, crânio e pelos raios presentes nas barbatanas.

Também é possível reconhecer os peixes pela sua pele e as escamas que cobrem todo o seu corpo, fazendo com que tenham um aspecto bastante característico.

Classificação dos peixes e protocordados

Quanto à classificação, os peixes e os protocordados possuem algumas semelhanças, uma vez que ambos os tipos de animais pertencem ao reino animal e ao filo Chordata.

No entanto, as diferenças podem ser encontradas nos subfilos, no qual os peixes fazem parte do subfilo vertebrata, enquanto os protocordados compõem o subfilo deuterostomia.

Assim, embora ambos tenham algumas classificações em comum é preciso que sejam identificadas as diferenças entre tais espécies, que fazem com que possam ser assim agrupados e estudados.

Sistemas dos peixes e dos protocordados

Os peixes e os protocordados possuem alguns sistemas que são comuns à maioria dos seres vivos, como sistemas circulatórios e respiratórios.

Quanto aos sistemas reprodutores, existem diversas diferenças dentro das próprias espécies. Alguns protocordados, por exemplo, possuem um sistema de reprodução embrionário, semelhante até mesmo ao dos seres humanos.