Reino Protista (Algas): Características de cada Filo, Habitat, Função e Reprodução


Reino Protista

O Reino Protista possui dois tipos de organismos: os protozoários e as algas. Apesar disso, sua variedade é considerável, uma vez que possui cerca de 60.000 mil espécies de seres vivos.
Apesar da maioria de seus organismos corresponderem a seres unicelulares, também possui organismos multicelulares ou multinucleares, isto é, que possuem mais de um núcleo numa mesma célula.

Algas
As algas são extremamente numerosas no planeta, uma vez que além da água doce e salgada, elas também são encontradas em troncos, pedras e solo. Por isso, dentro do Reino Protista são divididas em seis filos de acordo com composição da parede celular, pigmentos nos cloroplastos e substância de reserva:
-Filo Chlorophyta: algas verdes uni ou multicelulares que possuem parede celular composta por celulose;
-Filo Rhodophyta: algas vermelhas predominantemente de água salgada com parede celular composta por carragenina, ágar e celulose;
-Filo Bacillariophyceae: composto majoritariamente por algas unicelulares de vida livre, com parede celular em silício e pectina;
-Filo Phaeophyta: algas pardas marinha e de água fria, com parede celular alginina e celulose;
-Filo Euglenophyta: algas verdes unicelulares de vida livre, que não possuem parede celular;
-Filo Dinophyta: algas geralmente unicelulares com parede em celulose ou sem parede celular. De grande importância ecológica por ser base da cadeia alimentar e por liberar grandes quantidades de oxigênio na atmosfera.
A reprodução assexuada de algas ocorre por meio da bipartição e a assexuada por meio da formação de um zigoto diplóide, que por meiose dá origem a quatro células haplóides, originando quatro novos organismos.

Protozoários
Existem quatro filos que variam pelo fator de locomoção dos indivíduos. São eles:
-Filo Sarcodina ou Rhizopoda: locomoção por pseudópodos (falsos pés);
-Filo Mastigophora ou Flagellata: locomoção por flagelos;
-Filo Ciliophora ou Ciliata: locomoção por cílios;
-Filo Sporozoa: sem estrutura locomotora.
A reprodução assexuada ocorre por meio da bipartição ou divisão múltipla. Já a sexuada ocorre por conjugação.