Relações Ecológias: Relações Harmônicas e Relações Desarmônicas


relacoes-ecologias-relacoes-harmonicas-e-relacoes-desarmonicas

A relação entre seres vivos, sejam da mesma espécie ou não, podem ser caracterizadas de duas maneiras distintas, que são as relações harmônicas e as relações desarmônicas.

No caso das relações harmônicas, o convívio entre os seres vivos gera benefícios a um ou mais indivíduos, mas não há qualquer tipo de prejuízo na relação. Diferentemente, nas relações desarmônicas, uma das espécies ou algum dos indivíduos sofre prejuízos decorrentes da relação.

Confira a seguir alguns dos principais tipos de relações harmônicas e relações desarmônicas:

Relações harmônicas

– Sociedades

Nas sociedades há uma cooperação entre representantes de uma mesma espécie, na qual a divisão de trabalho gera uma maior qualidade de vida. São exemplos de sociedades as colmeias de abelhas e os cupins.

– Mutualismo

O mutualismo é uma relação harmônica entre diferentes espécies na qual ambos são beneficiados por esta relação, garantindo que possam sobreviver de forma melhor do que quando separadas. O principal exemplo de mutualismo são os liquens, que acontecem entre algas e fungos.

Comensalismo

No comensalismo, uma espécie se alimenta dos restos de alimentos de outra espécie. Assim, é uma das relações harmônicas na qual uma espécie se beneficia enquanto a outra segue sem qualquer tipo de alteração, seja positiva ou negativa.

Relações desarmônicas

– Canibalismo

No canibalismo seres de uma mesma espécie se alimentam dos mais fracos e menos capazes, que passam a servir assim de alimentos, sendo uma relação desarmônica.

– Predatismo

No predatismo, uma espécie se alimenta dos indivíduos de uma outra espécie, diferenciando-se assim do canibalismo. É o que acontece, por exemplo, no caso dos leões, que se alimentam de animais de outras espécies.

– Parasitismo

No parasitismo um parasita se alimenta de sue hospedeiro, gerando assim prejuízos a este hospedeiro, mas não necessariamente a morte. Um dos exemplos mais comuns de parasitismos são os carrapatos.