Resumo da Evolução Humana

Biologia,

Resumo da Evolução Humana

O ser humano como o conhecemos hoje nem sempre teve as mesmas características físicas. Segundo estudos científicos, os primeiros ancestrais parecidos com o homem atual surgiram na Terra há um período de aproximadamente 3,5 a 4 milhões de anos atrás.

Sendo assim, devemos destacar que a evolução humana parte de um princípio em que nós somos o resultado de um processo muito lento de mudanças que caracterizaram o que somos atualmente. Assim, a ideia central do evolucionismo é que os seres vivos, tanto os seres humanos quanto os animais e vegetais, surgiram em seus formatos mais simples, passando por inúmeras modificações com o passar dos anos.

Evolução Humana

A teoria da evolução humana foi criada já na segunda parte do século XIX pelo cientista Charles Darwin, que também ganhou um cargo de nome “evolucionista”. Porém, até os dias atuais sua teoria vem sendo cada vez mais aperfeiçoada, por mais que já seja a aceita por grande parte dos cientistas.

A principal contribuição de Darwin para a teoria da evolução humana diz respeito à criação do conceito de “seleção natural”. O cientista passou anos e anos da sua carreira observando que todos os seres vivos – tanto os humanos, como os vegetais e animais – passavam por várias modificações com o passar do tempo, que por vezes poderiam ser também passadas às suas próximas gerações.

A evolução e suas etapas

Os primeiros hominídeos que aparecem na Terra e se diferenciaram dos primatas foram os do gênero Australopitecos, que tinham como característica principal a coluna mais ereta, além de locomoção unicamente por dois membros, ou seja “bípede”. A arcada dentária, por sua vez, já era bem diferente do que a encontrada nos primatas, se assemelhando mais com a nossa atual. Esse é considerado como o primeiro ancestral realmente humano, por mais que ainda não exista uma pesquisa totalmente conclusiva sobre a nossa escala evolutiva.

Além disso, diante de algumas pesquisas foi possível chegar à conclusão de que logo após os Australopitecos, seus sucessores foram os Homo habilis que habitaram na terra há 2,4 milhões de anos.

Os Homo habilis, por sua vez, foram os primeiros hominídeos no gênero ‘homo’, vivendo na terra entre 2 e 1,4 milhão de anos. Nessa etapa da evolução humana, devemos destacar que eles já eram capazes da fabricação de simples instrumentos no material de pedra e além disso, os estudos comprovaram que nessa época eles já se dedicavam à construção de moradias próprias, nesse caso as cabanas. Por mais que estudo nenhum consiga comprovar esse fator, muitos são os cientistas que acreditam que durante essa fase, os Homo habilis já se comunicavam por meio de um linguajar rudimentar. Os principais vestígios de Homo habilis foram encontrados no continente africano e asiático, com destaque para habitação na Etiópia, Tanzânia, China e Java.

Além disso, os Homo habilis tinham uma consistência maxilar maior e a sua arcada dentária era mais larga. A caixa craniana era de maior porte, motivo pelo qual entendemos a inteligência para as construções e desenvolvimento de uma linguagem.

Com a chegada do processo de evolução, chegou a fase do Homo erectus, um dos descendentes do Homo habilis. Ele chegou também aos continentes Oceania e Europa, cobrindo o seu corpo com a pele de animais para driblar o frio e produzindo instrumentos mais complexos, ainda com pedra.

Um descendente do Homo erectus foi o homem de Neandertal, que foi o antecedente da espécie humana atual. Sua espécie já era extremamente habilidosa, fabricando uma série de armas e demais ferramentas, principalmente com os ossos de animais. Além disso, ele também enterrava suas presas mortas em cavernas, demonstrando certo afeto ao cobri-los com objetos e flores. Até hoje, nenhum estudo é capaz de comprovar os motivos de seu desaparecimento, lembrando que ele chegou a conviver com os primeiros (e atuais) homens modernos.

A espécie Homo sapiens

O Homo sapiens, por sua vez, surgiu no planeta Terra há aproximadamente 150 mil anos, sendo a única espécie capaz de se proliferar em todos os continentes do mundo em um espaço de tempo considerado relativamente curto.

Vale destacar que a espécie do Homo sapiens aproveitou-se muito das conquistas e demais contribuições já consolidadas por suas espécies ancestrais e por conta disso, seu principal trabalho foi o de aperfeiçoamento, desenvolvendo melhor a linguagem, apostando na construção dos mais variados instrumentos e dominando o fogo.

Em um determinado momento, a espécie de Homo sapiens se tornou a mais desenvolvida e esse processo de evolução humana foi interrompido para dar início a outros modelos de processos que por sua vez, formariam as organizações sociais de trabalho e demais manifestações do ser humano.

O próprio passo na evolução foi no ano de 8000 antes de Cristo, em que se dá início ao período Neolítico, até 5.000 anos antes de Cristo. Depois, chegamos a Idade dos Metais, que se estendeu então até o próprio surgimento da escrita, encerrando o famoso período pré-histórico da humanidade.