Resumo dos Biomas do Brasil

Biologia,

Resumo dos Biomas do Brasil

Um bioma pode ser definido como um conjunto de variedades de vegetação que se estende por áreas contínuas de uma região. A fauna e a flora de um bioma são semelhantes e são definidas pelas características físicas de cada local. As condições climáticas e as singularidades das rochas e da geografia deste espaço determinado garantem a cada bioma uma diversidade biológica única. No Brasil, encontram-se os biomas da Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa e Pantanal.

Resumo dos Biomas do Brasil: Amazônia

A Amazônia possui cerca de quatro milhões de quilômetros quadrados, sendo considerada o maior bioma do país. São mais dois milhões de espécies diferentes vivendo na maior área tropical selvagem do mundo. A cada hectare, existem cerca de 200 espécies de árvores diferentes. Com muitas paisagens, a Amazônia está localizada nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Pará, Maranhão, Tocantins, Rondônia e Mato Grosso. A floresta pode ser dividida em três áreas: igapós (regiões alagadas por águas escuras), várzeas (regiões alagadas por águas claras) e as regiões de mata que não alagam. Em algumas partes é possível encontrar áreas não florestais, como campinaranas, savanas e campinas.

Biomas do Brasil

A Amazônia possui uma importante função no equilíbrio climático do mundo. A floresta atua na disseminação de chuvas para o continente sul-americano, absorve o carbono presente na atmosfera e devolve água para o ar por meio da evaporação do líquido do solo e pela transpiração das plantas. O clima na Amazônia é úmido, quente e chuvoso (chove cerca de 130 dias anualmente) e os principais rios da Bacia do Amazonas passam pela floresta.

Resumo dos Biomas do Brasil: Cerrado

O cerrado é considerado a savana brasileira, possui áreas de campos cobertos por relva e regiões com densa arborização e mais de seis mil espécies de plantas catalogadas. Em tamanho, é o segundo maior bioma do Brasil, com dois milhões de quilômetros quadrados e está localizado no planalto central. O solo árido guarda espécies que são encontradas apenas no Cerrado e nascentes que alimentam a bacia Amazônica (norte), a bacia Platina (sul) e a bacia do São Franscisco (leste). No período de outubro a abril, as chuvas são constantes e a paisagem ganha um tom esverdeado. Porém, no restante do ano, o clima é seco, o que aumenta o risco de queimadas espontâneas.

O Cerrado está concentrado no Distrito Federal e nos estados de Goiás, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. O clima é quente e subúmido, com temperaturas médias entre 22 e 27 graus e uma estação seca e outra chuvosa, ambas bem demarcadas. As chapadas extensas, a mata ribeirinha e os vales encharcados são paisagens características do bioma Cerrado.

Resumo dos Biomas do Brasil: Mata Atlântica

A Mata Atlântica é o terceiro maior bioma do Brasil, com mais de um milhão de quilômetros quadrados, sendo que destes restam apenas sete por cento da mata original devido à exploração de Pau-Brasil, cana-de-açúcar, ouro, café e o desmatamento. A Mata Atlântica está pressente no litoral e contribui para o equilíbrio do relevo ao manter as encostas dos morros em seus devidos lugares. Vales, montanhas, planícies e planaltos dão charme e beleza a Mata Atlântica.

Cerca de 200 espécies diferentes de aves endêmicas vivem na Mata Atlântica – aproximadamente 120 são ameaçadas de extinção. Por causa do solo raso, é possível observar a aparição das rochas. A fauna e a flora são beneficiadas pela alta umidade, proveniente do oceano, e as diferenças de altitude e latitude são responsáveis pela formação de paisagens diferentes como a Floresta Ombrófila Densa (próxima ao mar), a Mata Atlântica de Planalto (interior) e a Floresta Ombrófila Mista (sul do país).

Resumo dos Biomas do Brasil: Caatinga

Com cerca de 840 mil quilômetros quadrados, a Caatinga é o bioma mais árido do Brasil e está presente no nordeste do país (Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Alagoas e Sergipe). De clima semiárido, este bioma possui plantas que se adaptaram a aridez da área, como as árvores que perdem todas as folhas nos períodos de seca, as bromélias e as cactáceas, por exemplo. A poeira branca, proveniente do solo argiloso e seco, cobre a vegetação de savana estépica.

Com pouca chuva, os rios que passam pela Caatinga, principalmente o São Francisco e o Parnaíba, são perenes e caudalosos. Os açudes matam a sede dos moradores e dos outros seres vivos da região. Brejos e áreas serranas podem ser encontradas em alguns trechos da Caatinga, um bioma exclusivamente brasileiro.

Resumo dos Biomas do Brasil: Pampa

O Pampa possui pouco mais de 175 mil quilômetros quadrados e está localizado no estado do Rio Grande do Sul, se estendendo pelo Uruguai e Argentina. Com clima chuvoso, este bioma não possui períodos de seca regulares e as temperaturas são frias, marcando graus negativos no inverno. Arbustos e ervas cobrem o relevo sutilmente ondulado, mas também é possível encontrar algumas formações com árvores altas e áreas com árvores que perdem as folhas em períodos de seca.

Existem cerca de três mil espécies vegetais, destas cerca de 400 são gramíneas. Na região litorânea, formam-se lagoas e banhados que refugiam espécies endêmicas.

Resumo dos Biomas do Brasil Pantanal

O Pantanal é o menor dos biomas brasileiros, com cerca de 150 mil quilômetros quadrados de extensão. Presente no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, o Pantanal pode ser encontrado no Paraguai e na Bolívia. A savana é a vegetação predominante e a região passa por longos períodos de inundação, sendo que grande parte da água da Bacia do Prata percorre o Pantanal. A cheia acontece de outubro a abril, alterando a paisagem e a vida da fauna e da flora local.