Resumo fisiologia humana


A Fisiologia Humana é uma área da biologia responsável por estudar o funcionamento do corpo humano, ou seja, a ciência estuda os processos que acontecem no organismo dos seres humanos. Esse estudo se dá desde que as células que formam os órgãos até os conjuntos dos órgãos e seus respectivos sistemas. O termo fisiologia tem origem nas palavras gregas “physis”, cujo significado é “natureza”, e “logos”, que tem como significado “conhecimento”. Como o próprio nome explica, a fisiologia estuda as funções multicelulares dos seres vivos.

Resumo fisiologia humana

Através do estudo da Fisiologia Humana, é possível entender os processos que ocorrem em nosso organismo e suas influências no funcionamento de outros sistemas e processos. Esses processos precisam trabalhar de forma sincronizada para garantir que o indivíduo seja saudável.

Os conceitos de anatomia (estuda e analisa as formas do corpo e as funções das estruturas do corpo) e fisiologia (estuda os processos internos do organismo) se completam e seus estudos aliados tornam possível entender como é o funcionamento complexo do corpo humano e das funções vitais do corpo.

Neste artigo, você verá um resumo da fisiologia humana e saberá mais a respeito dos principais sistemas que a compõe.

Resumo fisiologia humana: os principais sistemas

Veja abaixo um resumo sobre os principais sistemas da fisiologia humana:

Sistema digestório: o sistema digestório dos seres humanos é fundamental para garantir que o corpo tenha energia e conta com boca e ânus, por isso é considerado completo. A digestão é a responsável por processar todo alimento que comemos. Ela é um processo mecânico e químico que quebra as moléculas dos nutrientes ingeridos. Ânus, reto, intestino grosso, intestino delgado, duodeno, estômago, esôfago, faringe e boca são os órgãos que participam desse processo, que se inicia já na boca e forma o bolo alimentar. A absorção de nutrientes, que posteriormente vão para a corrente sanguínea, acontece no intestino delgado. O que o corpo não aproveita acaba sendo eliminado pelo ânus na forma de fezes.

• Sistema excretor (ou urinário): sua função é remover os resíduos que se originaram com o metabolismo celular, isto é, remover as substâncias que são tóxicas para o organismo e também todas aquelas que não foram aproveitadas. Assim, a excreção elimina resíduos metabólicos do corpo, como ureia, ácido úrico e amônia.

Além de envolver hormônios (antidiurético e aldosterona, por exemplo), esse sistema envolve bexiga, uretra e rins. Em cada rim há milhares de néfrons, que são pequenas unidades funcionais, que contêm uma estrutura que se chama cápsula de Bowman. A reabsorção de moléculas e outras substâncias úteis, como glicose e água, também acontece nos néfrons. Através da veia renal, o sangue que foi filtrado deixa os rins, o que resta depois da filtração e da reabsorção recebe o nome de urina. A urina vai para a bexiga pelos uréteres e lá fica armazenada até ser transportada pela uretra para o meio externo.

Sistema respiratório: o sistema respiratório dos humanos é pulmonar, sendo formado por pulmões e vias respiratórias, além de envolver músculos intercostais e diafragma. A respiração é um processo que realiza a inspiração e a expiração, iniciando com a inalação do ar atmosférico pelas narinas, que passa pelas fossas nasais, onde é filtrado e aquecido. Depois, o ar passa pela faringe, pela laringe e pela traqueia até chegar aos pulmões, onde passam pelos brônquios até atingir os bronquíolos, ramificações dos brônquios que vão até os alvéolos. A parede fina e coberta por capilares dos alvéolos faz as trocas gasosas entre o sangue circulante e o ar. O sistema nervoso central é quem controla os movimentos respiratórios.

Sistema circulatório: esse sistema é fechado nos humanos, isso quer dizer que o sangue arterial (rico em O2) e o venoso (rico em CO2) não se misturam e o sangue circula apenas dentro de vasos. O processo de circulação se dá através do tecido sanguíneo – o coração coordena esse processo e o sangue circula por veias, capilares, vasos e artérias. O coração tem quatro cavidades (duas aurículas e dois ventrículos) e seus movimentos dão impulso ao sangue através do órgão e do corpo todo. Sístole é o nome dado ao movimento de contração do coração, enquanto a diástole é como se chama o seu relaxamento.

Outros sistemas fisiológicos presentes nos humanos

O corpo humano possui diversos sistemas, 12 deles são os principais, incluindo os sistemas digestório, respiratório, excretor e circulatório. Confira abaixo os outros sistemas principais que compõem a fisiologia humana:

  • Sistema Linfático (linfonodos, linfa, vasos linfáticos e órgãos linfoides);
  • Sistema Endócrino (glândulas endócrinas);
  • Sistema Nervoso (Sistema Nervoso Central);
  • Sistema Genital ou Reprodutor (difere em homens e mulheres, nos primeiros é composto por testículos e vias espermáticas, já nas mulheres é formado por vagina, útero, tubas uterinas e ovários);
  • Sistema Muscular (músculos);
  • Sistema Articular (articulações);
  • Sistema Esquelético (ossos e cartilagens); e
  • Sistema Tegumentar (pele e anexos).