Resumo Sistema Circulatório


Sistema Circulatório

O corpo humano é dotado de diversos sistemas, cada um com uma função fundamental para o bom funcionamento do organismo como um todo, permitindo assim que haja a vida.

Dentre estes sistemas um que possui importância fundamental é o sistema circulatório, responsável pelo transporte do sangue a cada região do corpo através do bombeamento realizado pelo coração. Desta forma, cada parte do corpo pode receber a quantidade necessária de oxigênio e nutrientes para que mantenha seu pleno funcionamento.

Além disso, é por meio do sistema circulatório, também, que algumas substâncias e impurezas que necessitam serem expulsas do corpo podem chegar até os órgãos responsáveis por isto, como os rins, que expelem estas substâncias através da urina.

Composição do sistema circulatório

O sistema circulatório pode ser facilmente explicado e dividido em três partes fundamentais, que juntas formam este sistema e possibilitam o transporte do sangue pelo corpo. Estas três partes são o coração, os vasos sanguíneos e o sangue.

– Coração

O coração é o centro de todo o sistema circulatório e, assim, pelo bom funcionamento de todo o corpo. Isto se deve ao fato de que é o coração que bombeia o sangue para todo o corpo, através de suas batidas que permitem assim a circulação sanguínea.

– Vasos sanguíneos

Os vasos sanguíneos podem ser subdivididos em três partes que são as veias, artérias e capilares. As veias carregam o sangue venoso, enquanto as artérias transportam o sangue arterial, e os capilares são as pequenas ramificações existentes para interligá-los.

– Sangue

O sangue é o tecido em estado líquido que circula por todo o corpo transportando todos os nutrientes necessários, assim como o oxigênio e o gás carbônico. A composição sanguínea é feita de plasma, leucócitos, hemácias e plaquetas, que juntos resultam no sangue na forma como o conhecemos, líquido e com coloração vermelha.