Resumo Sistema Respiratório


Sistema Respiratório

O sistema respiratório é o conjunto de órgãos responsáveis pela respiração do corpo, sendo esta uma troca de gases realizada pelo organismo com o ambiente, de forma que a concentração de oxigênio no sangue permita que todas as funções vitais do corpo sejam realizadas.

Inspiração e expiração

O oxigênio é fundamental para que o corpo realize todos os seus processos metabólicos, sendo necessário que chegue a todas as áreas do corpo, sendo conduzido através do sangue.

Para que isto possa acontecer, são necessários dois tipos de movimentos realizados pelo sistema respiratório, que são a inspiração e a expiração. Por meio da inspiração, o oxigênio é levado para o corpo e depois de utilizado nos processos metabólicos sobram apenas seus resíduos, o gás carbônico.

Este resíduo restante, o gás carbônico, é expelido do organismo por meio da expiração, completando assim o sistema de troca de gases realizado na respiração do corpo feito pelo sistema respiratório.

Órgãos do sistema respiratório

– Cavidades nasais

As cavidades nasais são os dutos paralelos que se iniciam nas narinas, sendo responsáveis pela captação do ar e sua filtragem, realizada pelos pequenos pelos existentes dentro das cavidades nasais.

– Faringe

A faringe é o tubo responsável pela passagem tanto de ar quanto de alimentos. Assim, é um órgão componente tanto do sistema respiratório quanto do sistema digestivo.

– Laringe

A laringe é responsável pela ligação entre a faringe e a traqueia, além de ser o local onde está a epiglote, que se fecha durante a deglutição, evitando que alimentos cheguem até os pulmões.

– Traqueia

A traqueia é um tubo responsável pelo aquecimento, umidificação e filtração do ar, localizado abaixo da laringe.

– Brônquios

Os brônquios são duas ramificações que se estendem pelos pulmões e dividem-se em ramificações menores por todo o órgão, de maneira que se formem os bronquíolos.

– Pulmões

Os pulmões são os principais órgãos do sistema respiratório, pois é nos alvéolos pulmonares que acontece, de fato, a troca gasosa entre o organismo e o ambiente.