Resumo sobre doenças causadas por vermes


As verminoses são doenças causadas por causa de vermes do tipo parasitas e podem trazer sérios problemas e disfunções no funcionamento do nosso organismo. As verminoses atacam, em geral, o intestino – tanto do corpo humano quanto de animais -, no entanto, os uma vez dentro do corpo, o parasita pode se deslocar para outro direção, causando mais doenças.

Resumo sobre doenças causadas por vermes

Esse tipo de de doença é considerado um problema sério para a saúde pública, uma vez que são muito difíceis de serem controlados, especialmente devido à falta de saneamento básico de qualidade que muitas regiões do Brasil têm e, também, pela falta de higienização que algumas pessoas cometem na hora de preparar um alimento. Por isso é tão importante ter uma inspeção alimentar para controlar estabelecimentos de food service que operam no País.

Neste resumo sobre verminoses, vamos ver como a contaminação pode acontecer, quais são os malefícios que a verminose traz para a nossa saúde, como os sintomas que ela pode causa e, por fim, como podemos evitar essa doença

Meios de contaminação da verminose

Os parasitas nada mais são do que vermes hospedeiros que se alojam no nosso corpo. Por isso, eles precisam de um meio para entrar no nosso organismo, como nas situações abaixo:

  • O contato, seja indireto seja direto, com as fezes de humanos ou animais que foram contaminados pela verminose.
  • O consumo de água contaminada, bem como o de alimentos que apresentam vermes ou seus ovos.
  • Outra forma dos vermes hospedeiros se alocarem no organismo é por meio de contaminação de machucados pequenos e ferimentos na pele.

Na maioria dos casos – se não em todos os casos -, as verminoses são passadas por meio da água, do solo ou de alimentos que foram contaminados pelas larvas ou ovos dos vermes parasitas. Dessa forma, o maior cuidado para evitar esse tipo de doença é uma responsabilidade tanto dos órgãos públicos quanto da sociedade. Para a saúde pública, o cuidado com o saneamento básico de qualidade é imprescindível, uma vez que esse serviço deve garantir água tratada para a sociedade, além da limpeza urbana. Isso pode diminuir consideravelmente o número de casos de verminoses.

Já a sociedade deve ter cuidados diários com a prevenção, como, por exemplo, lavar bem as mãos antes de preparar um alimento ou fazer uma refeição, assim como armazenar, limpar e preparar o alimento a ser consumido. O cuidado em beber água filtrada também é fundamental para evitar vermes parasitas, por isso é importante contar com um filtro de água em casa e não beber se a coloração estiver estranha. Também é bom lembrar que o ferver a água é uma ótima maneira de matar as possíveis bactérias que podem estar no líquido.

Tipos de verminoses

Os vermes parasitas são muitos e podem causa várias doenças, no entanto, alguns são mais comuns. Neste resumo sobre verminoses, vamos mostrar as principais verminoses que podem atacar o corpo humano. Confira abaixo.

  • A Ascaridíase é causada pelo parasita áscaris lumbricoides, popularmente chamado de lombriga. Esta é uma das verminoses mais comuns, justamente por ser transmitida por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados pelos ovos do verme hospedeiro. Para entender como a contaminação acontece, assim que os ovos do verme entram no organismo, eles liberam as lavras que se dirigem à circulação sanguínea. Dessa forma, o parasita pode chegar até o tubo digestivo do organismo. Os sintomas causados pela doença incluem febre, dor abdominal, náuseas, diarreia e vômito, podendo trazer até mesmo dificuldade de respiração.
  • A Esquistossomose é popularmente conhecida como barriga d’água e acontece devido ao verme schistosoma manson. É uma doença bastante comum também e seus principais sintomas são dores de cabeça muito fortes, cólicas intensas, tontura, diarreia sucedida de emagrecimento repentino.
  • A Ancilostomíase, por sua vez, pode trazer quadros de anemia ao paciente infectado. Alguns dos sintomas são cansaço, presença de sangue nas fezes e problemas respiratórios. A ancilostomíase é conhecida, popularmente, como amarelão.
  • A Teníase, conhecida mais popularmente pelo nome de solitária, é a mais complexa das apresentadas anteriormente. Ela é transmitida por duas fases distintas de um mesmo verme parasita. Isso acontece porque o verme hospedeiro é transmitido primeiro em animais, principalmente de origem suína. Ao ingerir a carne, o verme acaba sendo transmitido também para a pessoa que ingeriu o alimento. Por isso é importante que a carne suína seja muito bem preparada, cozida ou assada para o consumo. Dos alimentos, a carne suína é uma das mais suscetíveis a exposição de vermes parasitas. Os sintomas causados por essa verminose é falta ou excesso de fome, cansaço e diarreia, principalmente.

Gostou do texto com o resumo sobre verminoses? Não deixe de acessar o nosso blog para mais informações sobre saúde e alimentação. Não deixe de compartilhar o artigo com outras pessoas!