Sistema Circulatório: Funções do Sangue, Vasos Sanguíneos, Coração e Automatismo Cardíaco


sistema-circulatorio-funcoes-do-sangue-vasos-sanguineos-coracao-e-automatismo-cardiaco

O sistema circulatório é essencial para a vida de todos os seres animais, pois é por meio deste sistema que os diversos tipos de nutrientes e o oxigênio chegam a todas as partes do corpo e seus órgãos, dando a vida a estes organismos.

De uma forma simples, o sistema circulatório é composto pelo coração, vasos sanguíneos e sangue, que fazem com que o tecido sanguíneo possa percorrer todo o restante do corpo.

Funções do coração

O coração é o principal responsável pelo funcionamento do corpo como um todo e também do sistema circulatório, pois é por meio dele que o sangue é bombeado pelos vasos sanguíneos para que tenha força para chegar aos outros órgãos.

Funções dos vasos sanguíneos

Os vasos sanguíneos são os vasos pelos quais o sangue circula por todo o corpo, sendo possível assim que percorram toda a sua extensão.

É possível dividir os vasos sanguíneos em artérias, veias e capilares. Nas artérias o sangue é levado do coração aos órgãos, enquanto nas veias ocorre o oposto, com a condução do sangue ao coração. Já nos capilares ocorre a troca de substâncias com os demais tecidos.

Funções do sangue

O sangue é o responsável pela condução de todos os nutrientes e oxigênio necessário para o organismo. Além disso, é também por meio do sangue que as excretas chegam aos rins para serem filtradas, e os gases respiratórios para os pulmões e outros órgãos.

Os hormônios também são substâncias muito importantes para o organismo que são transportadas pelo sangue.

Automatismo cardíaco

O automatismo cardíaco é o nome que se dá para a função que o coração possui de originar em suas próprias células os seus impulsos que fazem a contração e os consequentes batimentos cardíacos, fazendo assim com que o sangue possa ser bombeado para todo o corpo.