Sistema Digestório, Tipos de Digestão e Sistema Digestório Humano


Sistema Digestório

O sistema digestório é o sistema responsável pela possibilidade de que os nutrientes presentes nos alimentos sejam absorvidos pelo organismo. Isto ocorre por meio da quebra de moléculas, que se tornam cada vez menores e mais fáceis de serem absorvidas.

A absorção acontece especialmente no intestino delgado e no intestino grosso, com a posterior expulsão dos restos não aproveitados de alimentos por meio das fezes.

Tipos de digestão

A digestão é um ato comum a muitos seres vivos, que necessitam absorver os nutrientes de sua alimentação para se manterem vivos. No entanto, existem algumas formas distintas de digestão, sendo as principais a digestão intracelular e a digestão extracelular.

Confira, a seguir, as diferenças entre estes tipos de digestão:

– Digestão intracelular

A digestão intracelular acontece quando os alimentos são processados no interior das células, sendo este tipo de digestão o mais comum entre poríferos e protozoários.

– Digestão extracelular

Na digestão extracelular, os alimentos são processados fora das células, no interior do tubo digestivo. Este tipo de digestão é mais conhecido, pois é a forma realizada por mamíferos, aves, répteis, anfíbios, entre outros animais.

– Digestão extra e intracelular

Em alguns casos, é possível que alguns seres apresentem digestão extra e intracelular, nos quais a digestão começa no tubo digestivo, mas é concluída apenas no interior das células.

Sistema digestório humano

O sistema digestório humano tem seu início desde a introdução dos alimentos na boca, onde estes são mastigados com o auxílio dos dentes e das glândulas salivares, que transformam os alimentos em uma massa mais fácil de ser ingerida e digerida.

Em seguida, estes alimentos passam pela faringe e pelo esôfago, chegando até o estômago, onde os sucos gástricos iniciam o processo químico que permite a absorção dos nutrientes.

Após essa fase, os alimentos chegam ao intestino delgado, onde são absorvidos os nutrientes pelo organismo. Já no intestino grosso a água e os sais também são absorvidos, e o restante desta massa é descartado pelo ânus.