Sistema Nervoso e Sistema Digestório: Características e Tipos de Digestão


Sistema Nervoso e Sistema Digestório

Sistema nervoso

O sistema nervoso é fundamental para os vertebrados, compreendendo todo o conjunto de medulas, nervos e encéfalos. Este sistema conta com a proteção do crânio e da coluna vertebral para impedir que possa sofrer prejuízos, especialmente ocasionados por impactos e lesões.

É possível ainda realizar uma divisão do sistema nervoso em duas partes distintas, sendo elas:

– Sistema nervoso cérebro-espinhal

O sistema nervoso cérebro-espinhal concentra todo o sistema nervoso central, de maneira que o encéfalo seja ligado à coluna vertebral e à medula espinhal, localizada na coluna.

– Sistema nervoso periférico

No sistema nervoso periférico são classificados os nervos que compõem o sistema nervoso, sendo 12 pares destes nervos cranianos e outros 31 pares compostos por nervos raquidianos ou espinhais.

Sistema digestório e tipos de digestão

O sistema digestório é fundamental em diferentes tipos de seres vivos, pois permite que os alimentos ingeridos sejam processados e os nutrientes utilizados pelo organismo, enquanto que os restos são expelidos também pelo sistema digestório.

Existem diferentes tipos de digestão, que fazem com que os diversos tipos de seres vivos possam aproveitar seus alimentos da melhor maneira possível. Confira, a seguir, quais são os tipos de digestão:

– Digestão intracelular

A digestão intracelular acontece apenas no interior das células, especialmente devido à ação das enzimas lisossômicas. Este tipo de digestão é comum para poríferos e protozoários.

– Digestão extracelular

A digestão extracelular acontece fora das células, no interior do tubo digestivo, e é comum para a maior parte dos seres vivos, como os animais vertebrados e, consequentemente, para os seres humanos.

– Digestão extra e intracelular

A digestão extra e intracelular acontece em duas etapas distintas, se iniciando no tubo digestivo e sendo complementada no interior das células. Esta digestão acontece em alguns moluscos, celenterados e platelmintes.

– Digestão extracorpórea

A digestão extracorpórea acontece fora do tubo digestivo, sendo assim exposta. Este tipo de digestão pode ser observado nas aranhas.