Tecido Conjuntivo Sanguíneo e Linfa


Tecido Conjuntivo Sanguíneo

Tanto o sangue quanto a linfa são tecidos conjuntivos que tem uma importante missão no organismo, sendo estes tecidos conjuntivos os responsáveis pelo transporte de nutrientes por todo o corpo, permitindo assim que todos os tecidos e órgãos recebam os nutrientes necessários para seguirem funcionando.

Desta forma, é importante conhecer as características e como são formados estes tecidos conjuntivos, permitindo que sejam analisados e identificado mais a fundo a forma como se comportam no organismo desempenhando um papel vital.

Tecido conjuntivo sanguíneo

O sangue é considerado um tecido conjuntivo devido à sua formação, que possui uma grande quantidade de substâncias intercelulares, dispersas em um meio líquido, o qual conhecemos como plasma.

Assim, o sangue possui uma série de componentes celulares que se dividem entre glóbulos vermelhos, conhecidos também como hemácias, e os glóbulos brancos, chamados de leucócitos. Estes componentes são levados pelo plasma por meio dos vasos capilares por todo o corpo, fazendo com que cheguem a todas as regiões.

O plasma é composto principalmente de água, que compõe mais de 90% desta substância líquida, enquanto outros 7% são proteínas e o restante dividido entre sais minerais, vitaminas, hormônios, ureia, entre outros componentes

Linfa

A linfa é um outro tecido conjuntivo, semelhante ao sangue, que circula pelo corpo humano, diferenciando-se do sangue apenas por não possuir hemácias. Assim, a linfa é um líquido que apresenta baixos níveis de proteínas, tendo em contrapartida um alto nível de lipídios.

Da mesma forma que o sangue, a linfa circula pelo corpo através dos vasos linfáticos, contribuindo também para o transporte de nutrientes a tecidos e órgãos do corpo.

Diferentemente do sangue, que apresenta a coloração vermelha de forma intensa, a linfa se apresenta como um líquido de aspecto leitoso e coloração muito clara ou mesmo transparente, embora possua uma composição e função bastante semelhante à do sangue.