Tenébrios


Tenébrios

Os Tenébrios são alguns besouros da família dos Tenebriniodae, tendo estes insetos um tamanho que pode variar de 1,25cm até 1,80cm. Como todos os demais besouros, os Tenébrios possuem um formato bastante característico, podendo ainda ser encontrados em colorações que variam de pardo escuro até preto.

Os Tenébrios mais conhecidos são os Tenébrio Molitor, cuja larva é conhecida como bicho da farinha, sendo bastante comum de serem encontrados neste tipo de alimento, onde se desenvolvem.

De maneira simples, os Tenébrios passam pelo mesmo ciclo de reprodução de todos os outros besouros, pois são holometábolos. Assim, seu ciclo consiste em ovo, larva, pupa e estágio adulto.

O impacto dos Tenébrios na economia

Algumas das espécies mais comuns de tenebrionídeos são consideradas uma das maiores pragas agrícolas na economia mundial, uma vez que, por viverem em locais secos, são comumente encontrados em armazéns, depósitos ou moinhos entre os grãos, podendo chegar posteriormente a produtos como a farinha.

Porém, não é apenas na agricultura que os Tenébrios possuem algum impacto, podendo afetar também a avicultura, uma vez que são frequentemente encontrados em aviários, onde são ingeridos pelas aves e podem, assim, interferir no desenvolvimento destes animais, que consomem menos ração e demoram um maior tempo a chegarem no estágio de corte.

Benefícios dos Tenébrios

Apesar de poderem representar um risco a alguns setores da economia, os Tenébrios possuem ainda alguns benefícios muito importantes. No meio ambiente, por exemplo, são responsáveis pela transformação de nutrientes, uma vez que se alimentam de materiais em decomposição, como fezes de animais ou mesmo carcaças de animais mortos.

Além disso, os Tenébrios possuem ainda um papel importante na criação particular de animais como aves, lagartos, rãs, tartarugas, entre outros, podendo serem utilizados como alimentação para estes animais ou mesmo isca de pesca, sendo assim comumente encontrados para a venda em casas especializadas.