Regras da Natação estilo revezamento livre 4×100 metros

Educação Física,

Regras da Natação estilo revezamento livre 4×100 metros

A natação é um esporte aquático que surgiu na Grécia Antiga e foi aperfeiçoada na Inglaterra, onde as primeiras competições datam lá do século XIX.

Neste artigo vamos falar especificamente das regras da natação no estilo revezamento livre 4×100 metros.

Natação estilo revezamento livre

Sobre a modalidade

O revezamento 4x100m livre é uma modalidade de extrema importância para as competições em âmbito tanto nacional quanto internacional, já que esse tipo de prova aparece em praticamente todos os campeonatos de natação.

A prática é realizada tanto por homens como também por mulheres, e foi no ano de 1908 que ela já foi considerada no quadro de esportes que determinou os Jogos Olímpicos, em Londres.

Atualmente, os grandes “ícones” da modalidade estão nos Estados Unidos, já que eles mantiveram o recorde de todo o mundo por períodos longos, sendo o primeiro deles datado de 1938, seguindo até 1955. Depois da recuperação do recorde mundial em 1963 até os anos 2000, e depois, mais uma vez o recuperado em 2006.

As piscinas

Em primeiro plano, devemos dar destaque para os tipos de piscina em que as disputas acontecem. São elas piscinas de 25 ou de 50 metros, sendo que competições de grande porte, como é o caso dos Jogos Olímpicos e algumas etapas do próprio mundial são realizadas em piscinas com extensões superiores.

Em provas de revezamento 4×100 livre, a profundidade da piscina deve ter pelo menos 1,35 m em sua cabeceira, que é aonde o atleta saltará. Porém, no resto do percurso, o limite de profundidade vai para dois metros, enquanto as plataformas que possibilitam o salto devem estar entre 50 a até 75 centímetros superior do que o nível de água da piscina.

Sobre a prova

Certamente, grande parte das regras da Natação estilo revezamento livre 4×100 metros estão diretamente envolvidas com o modelo da prova.

Sendo assim, essa prova consiste em uma disputa em que várias equipes participam, cada uma com quatro representantes. Cada time é então formado por quatro competidores.

Cada um deles deve percorrer os 100 metros da prova, que geralmente são concluídos em uma ida e uma volta da piscina naquelas de 50 metros, e no dobro de tempo para as piscinas de 25 m.

Logo que o atleta selecionado para dar início à partida cumpre com o seu trajeto, tocando com as mãos na parede da piscina, seu companheiro é autorizado para saltar e realizar o mesmo trecho, mantendo então a própria participação da equipe no jogo.

O segundo competidor só pode saltar quando o primeiro conclui a sua participação na prova e assim por diante, criando este ciclo que é verificado com o auxílio de sensores eletrônicos.

As equipes

As regras da natação estilo revezamento livre 4×100 metros são bem claras até mesmo no seu próprio nome, o que caracteriza que as equipes devem ser formadas por no mínimo quatro competidores que participam do revezamento.

Sendo assim, um mesmo competidor não é autorizado a voltar para a piscina na mesma prova, mesmo que tenha concluído o seu trajeto, que outro tenha participado, e que ele esteja disposto a voltar novamente. Cada equipe deve contar com quatro participantes diferentes, e não com quatro retornos para a água.

O estilo de nado

As regras da natação estilo revezamento livre 4×100 metros são bem claras: a equipe pode escolher qual será o estilo de nado adequado para aquela competição, sendo os atletas os responsáveis pela escolha de como nadarão.

Geralmente o movimento que é utilizado com maior frequência é o crawl, pelo fato de que ele é o mais rápido e por isso os indivíduos conseguem concluir a prova com maior rapidez.

É no estilo crawl que os competidores devem ficar com o corpo em posição horizontal, ou seja, voltados para a parte de baixo. Assim, ele gira os seus braços na própria linha do corpo, e as pernas se movimentam da mesma forma do que uma tesoura.

Por ser geralmente o único movimento escolhido, é normal que as provas de revezamento de 4×100 metros livres sejam realizadas com o movimento crawl, ganhando este o nome de estilo livre em alguns casos.

Faltas

Assim como em outros esportes, as regras da natação estilo revezamento livre 4×100 metros também contam com faltas que podem penalizar e até mesmo desclassificar a equipe que as cometem.

Os penalizados são tanto os atletas, como também a equipe por completo.

Uma das principais faltas é a de queima de largada, em que o primeiro competidor dá início à prova antes mesmo da determinação do próprio árbitro. Além disso, saltar para dar continuidade à prova antes que o atleta de antes conclua a mesma tocando na borda da piscina é também uma penalidade.

Por outro lado, também não é possível trocar a ordem inicial de entrada dos competidores da equipe sem avisar previamente a equipe técnica do campeonato ou competição em questão.