Regras do Levantamento de Peso Feminino – Categorias de 48 kg a + de 75 kg


O levantamento de peso foi, desde o começo, a forma que os homens encontraram de tirar a prova real de quem era o mais forte, comparando de maneira direta e proporcional quem conseguia levantar mais peso em comparação com seu adversário.

Do seu início para cá, o esporte continua basicamente da mesma forma e com o mesmo objetivo: levantar o maior peso possível comparado com o seu peso. Porém, atualmente, a tecnologia, os aparelhos e os recursos fazem com que o levantamento seja algo mais simples de se fazer, o que leva a quebras constantes de recordes nacionais, mundiais e olímpicos.

Levantamento de Peso Feminino

Embora tenha sido sempre considerado um esporte masculino, atualmente o levantamento de peso é uma das atividades mais inclusivas que existem, principalmente nas olimpíadas, pois permite a participação de homens, mulheres e ainda tem uma categoria paraolímpica. Embora receba uma pequena variação, se tornando o halterofilismo em vez do levantamento solo, as regras do levantamento de peso continuam sendo as mesmas nos três casos, além do objetivo fixo de conseguir levantar o maior peso possível proporcionalmente ao seu peso.

A história do levantamento de peso feminino

Embora ainda não fosse contabilizado como um esporte, o levantamento de peso já era praticado desde os tempos mais primórdios. Alguns registros já foram encontrados no Egito antigo de pessoas levantando pesos, sendo que neste momento, especialistas acreditam que o objetivo era, na verdade, criar formas de ficar mais forte.

Como método exclusivo e seletivo para determinar a força de alguém, o levantamento de peso encontra registros históricos na China, em 1100 A.C, quando soldados eram selecionados passando por uma bateria de exames e, entre eles, era necessário levantar uma grande quantidade de peso que determinaria suas aptidões físicas e sua posição quando comparado aos outros combatentes. Já nessa época, o levantamento de peso era uma forma de comparação entre os homens para definir quem era o mais forte e o mais capaz.

Com toda a sua cultura fisiculturista e a valorização do corpo, obviamente a cultura grega teve um papel-chave na construção do levantamento de peso como esporte. Lá, as primeiras ideias de academias, a concepção da repetição e da capacidade de levantar cada vez mais peso de maneira sistemática foram desenvolvidos não apenas como método de eleger o mais forte, mas como ferramenta para conseguir preparar o corpo para as batalhas e para deixá-lo cada vez mais belo.

Embora a cultura grega tenha contribuído de maneira significativa para o aperfeiçoamento do levantamento de peso como esporte, em seus jogos olímpicos, nunca foram disputadas provas comparativas de quem levantava mais peso. No decorrer das décadas, obviamente o levantamento de peso continuou em alta, mas apenas no século XIX é que surgiu a primeira escola de levantamento de peso, na Áustria.

Neste mesmo século, lá pelo ano de 1887, começaram a aparecer as primeiras disputas de levantamento de peso, que aconteciam de maneira direta: um homem levantava um peso e depois outro deveria levantar o mesmo ou mais.

Com a popularização deste esporte, o levantamento de peso esteve presente desde a primeira disputa dos jogos olímpicos modernos, em 1896. Ainda assim, foram mais de 100 anos com a disputa sendo exclusivamente para homens, sendo que só foram abertas as disputas de levantamento de peso feminino nas olimpíadas de Sydney, no ano 2000.

As regras do levantamento de peso feminino

Atualmente, o levantamento de peso segue a lógica da maioria dos outros esportes, sendo que a divisão em categorias de peso é o critério mais importante para determinar os recordes e os maiores competidores. Isso significa que na verdade, nem sempre o atleta que levanta mais peso é o campeão, mas sim o atleta que levanta mais peso proporcional às suas próprias medidas.

Para a disputa do levantamento de peso feminino, os pesos dos aparelhos são fixos: a barra deve medir 15 kg, ter 2,01 m e 25 mm de diâmetro. Já os pesos utilizados são facilmente identificados pelas cores. São elas:

• vermelho: 25 ou 2,5 kg;

• azul: 20 ou 2,0 kg;

• amarelo: 15 ou 1,5 kg;

• verde: 10 ou 1,0 kg;

• branco: 5 ou 0,5 kg;

O peso que é colocado de um lado, é colocado de outro, de maneira a manter o equilíbrio da barra. Além disso, é estritamente proibido que a pessoa pratique com pesos de cores diferentes nos lados, pois isso pode causar confusão ou má distribuição do peso.

Para o atleta realizar o levantamento de peso, são três tentativas. Caso a 1ª tentativa seja bem-sucedida, a 2ª tentativa deve ter pelo menos 2 kg a mais de cada lado. Já na 3ª tentativa é preciso no mínimo 1 kg. Ainda há a possibilidade de uma 4ª tentativa, exclusiva para a busca de uma quebra de recorde mundial.

As categorias do levantamento de peso feminino são:

• Mosca: até 48 kg

• Galo: até 52 kg

• Pena: até 58 kg

• Leve: até 63 kg

• Médio: até 69 kg

• Pesado: até 75 kg

• Superpesado: acima de 75 kg