Regras do Taekwondo Masculino categorias de 58kg a + de 80kg


Neste artigo, vamos aprender sobre o Taekwondo, sua história, filosofia e, principalmente, sobre as regras do Taekwondo masculino categorias de 58k a + de 80 kg. Muitos não sabem, mas a pronúncia correta deste esporte, que é uma luta marcial, é “tê-com-dô” e significa algo mais ou menos assim: “arte de utilizar os pés e as mãos para se defender ou bater”.

História do Taekwondo

Antes de conhecer as regras do Taekwondo masculino categorias de 58 kg a + de 80 kg, vamos descobrir um pouco da história desse esporte e como tudo começou. O Taekwondo é uma arte marcial que nasceu na Coreia, quando ela era dividida em três reinos distintos: Koguryeo, Paek-Je e Silla. Silla era o menor deles e vivia sendo invadido e, por fim, saqueado.

Taekwondo Masculino

Para evitar que isso acontecesse e que o reino ficasse mais protegido, o rei decidiu criar uma elite de guerreiros, baseado em códigos de honra muito fortes tendo o respeito e a lealdade como base. Como passar dos anos, devido a este grupo de guerreiros, formado por jovens aristocratas, Silla se tornou o reino mais forte, e acabou por conseguir a unificação de todo o reino, até que, com o passar dos anos e invasão de outros países, fosse sendo enfraquecido.

Muitos séculos se passaram, e as lutas marciais foram proibidas durante a colonização japonesa. Mas, mesmo assim, algumas pessoas da população praticavam a luta escondido, mantendo a tradição e o código de honra quase que intactos. A luta ainda não era chamado de Taekwondo e, ainda, não havia as regras do Taekwondo masculino categorias de 58 kg a + de 80 kg como as que conhecemos hoje. Mas aproximadamente no ano de 1955, um general unificou todas as escolas que praticavam o Taekwondo e unificou-as, batizando a luta com este nome.

O Taekwondo tem uma filosofia muito bonita, que o difere de outras lutas marciais e o aproxima de quem a pratica. Talvez seja por essa filosofia que e o Taekwondo ficou tão famoso no mundo inteiro. Ele fala sobre as dificuldades que temos no dia a dia e como podemos superá-las através do movimento da vida e nos nossos próprios movimentos. Ou seja, trata-se de uma arte marcial que é a sua própria filosofia em si mesmo.

Regras do esporte

As regras do Taekwondo masculino categorias de 58 kg a + de 80 kg são todas iguais. Como outras lutas, para que a competição fique mais justa, dividiu-se em categorias de peso. São elas:
* Peso mosca masculino – para lutadores de até 58 kg
* Peso mosca feminino – para lutadoras de até 49 kg
* Peso leve masculino – para lutadores que pesam entre 58 kg e 68 kg
* Peso leve feminino – para lutadoras que pesam entre 49 kg e 57 kg
* Peso médio masculino – para lutadores com pesos entre 68 kg a 80 kg
* Peso médio feminino – para lutadoras com pesos entre 57 kg e 67 kg
* Peso pesado masculino – para lutadores acima de 80 kg
* Peso pesado feminino – para lutadoras acima de 67 kg

As regras básicas do esporte giram em torno da marcação de pontos, que cada atleta deve alcançar durante as lutas. Os competidores devem lutar utilizando os pés ou as mãos. Os chutes podem acertar qualquer parte do porco que estiver acima da cintura e projetado com equipamentos. Os socos só podem ser desferidos no peito do oponente. Cada combate tem três assaltos com duração de dois minutos cada, e com intervalo de um minuto entre cada assalto. Existem três formas de se vencer uma luta de Taekwondo:

* Por nocaute;
* Por mais pontos;
* Pode desclassificação do adversário.

Por nocaute, funciona de forma similar ao boxe. Ou seja, se o adversário levar um golpe, e não tiver condições de continuar a luta depois da contagem de 10 segundos, ele foi nocauteado e perdeu a luta.

Por soma de pontuação, funciona assim: cada golpe tem uma pontuação pré-definida:
* Golpe de punho: 1 ponto
* Chute no tórax: 1 ponto
* Chute na cabeça: 2 pontos
* Chute na cabeça com salto: 3 pontos.

Quando acabar o tempo, aquele que tiver mais pontos ganha. Uma luta pode terminar antes do tempo determinado se por acaso, algum lutador conseguir uma diferença de 7 pontos com relação ao seu oponente, ou caso algum deles alcance 12 pontos. Se houver empate, haverá um assalto extra. O golpe com chute na cabeça só é permitido quando ambos lutadores são de faixa preta.
As cores da faixa vão mudando conforme a evolução dos lutadores. As cores das faixas do Taekwondo por ordem crescente são: Branca, Branca com ponta Amarela, Amarela, Amarela com ponta Verde, Verde, Verde com ponta Azul, Azul, Azul com ponta Vermelha, Vermelha, Vermelha com ponta Preta e Preta.

Na desclassificação, caso algum lutador empurre, agarre o oponente ou ainda desfira golpes em locais não permitidos, será desclassificação, dando a vitória para o outro lutador.

Uma das regras deste esporte olímpico é o uso obrigatório do equipamento de proteção que consiste em um quimono, chamado de Dobok, um protetor de tórax, chamado de Hogu, protetor dos órgãos genitais masculinos e femininos, capacete, caneleira, protetor de antebraço, protetor bucal e luvas.