Espanhol: Uso do “e” e “y”, “o” e “u”

Espanhol,

Espanhol: Uso do “e” e “y”, “o” e “u”

As conjunções são expressões que juntam duas palavras em uma mesma frase ou duas frases. Essas frases podem determinar um vinculo de coordenação, isto é, uma está ligada a outra, porém não existe submissão entre elas, ou podem determinar um vínculo de subordinação, isto é, uma subordina-se a outra para ter significado completo.

Essas conjunções coordenadas podem estabelecer relações de adição (y/e) ou de alternância (o/u) entre expressões ou orações.

– A conjunção Y/E estabelece relação de adição afirmativa entre expressões e orações.

Espanhol: Uso do "e" e "y"

– A conjunção O/U estabelece relação de alternância entre expressões e orações, transmitindo a ideia de opção entre duas ou mais possibilidades.

Adição = Y/E

O termo “e” substitui o “y” quando a palavra que vem depois se inicia por –i ou –hi, com exceção dos ditongos –hia, -hie ou –hio, quer dizer, usa-se “e” no lugar de “y” quando a palavra seguinte começa po –i ou –hi acompanhadas de consoante.

Esse tipo de conjunção é chamada de copulativa.

hablar Yo hablaba
– Uso do Y

A Lorena Le encanta bailar y cantar. (Lorena gosta de dançar e cantar)

La Ciencia y la Cultura. (A Ciência e a Cultura)

La casa y la pesca. (a casa e a pesca)

Todo acto y decisión. (Toda ação e decisão)

Diversidad de espécies yde indivíduos. (Diversidade de espécies e indivíduos)

Los métodos alternativos ysustitutivos. (Os métodos alternativos e substitutos)

Tiene mil colores y sabores diferentes. (Tem mil cores e sabores diferentes)

-Uso do E

Es importante que estudiemos español einglês. (É importante estudar espanhol e inglês)

Portugués e historia son las asignaturas que más me gustan. (Português e historia são as matérias que mais gosto)

Las flores e insectos. (As flores e os insetos)

Carlos e Iván son ecologistas. (Carlos e Ivan são ecologistas)

Padre e hijo. (Pai e filho)

Verano e inverno. (Verão e inverno)

OBS: antes de palavras que começam com –hie, usa-se “y” e não “e”.

Ex:

Lobos y hienas. (Lobos e hienas)

Alternancia = O/U

O termo “u” substitui o “o” quando as palavras que vem depois começam por –o ou –ho.

É importante ressaltar que o termo “ó” substitui o “o” quando existe alternância das quantidades numéricas, para que não seja confundido com o zero, ou entre uma quantidade numérica e um pronome indefinido ou advérbio.

Esse tipo de conjunção é chamada de disyuntiva.

– Uso do O

Qué prefieres? Pollo o pescado? (O que prefere? Frango ou peixe?)

Calor rojo o naranja. (Calor vermelho ou laranja)

Las instituciones públicas oprivadas. (Instituições públicas ou privadas)

Películas o vídeos. (Filmes ou vídeos)

Azul o verde. (Azul ou verde)

Sufrimiento físico opsíquico. (Sofrimento físico ou psicológico)

Animales enfermos o heridos. (Animais doentes ou feridos)

– Uso do U

Van a llegar en septiembre u octubre. (Eles vão chegar em setembro ou outubro)

Hay más mujeres u hombres? (Há mais mulheres ou homens)

Verano u otoño. (Verão ou outono)

Un loro u outra mascota. (Um papagaio de estimação ou outra mascote)

Una débil rama u hoja. (Um galho fraco ou folha)

Las aves emigran em primavera u otoño. (As aves migram na primavera ou no outono)

– Uso do Ó

La cantidad debe variar entre 10 ó 15% al año. (A quantidade deverá variar de 10 a 15% por ano)

Tienes uma goma de borrar ó más? (Você tem uma borracha ou mais?)

Outros tipos de conjunções coordenadas

Existem ainda dois tipos de conjunções coordenadas: as distributivas e as adversativas.

Conjunções distributivas

Juntam termos ou frases que exprimem desigualdades temporais, lógicas, espaciais ou de qualquer outro modelo:

– Bien…bien

Bien para mí, bienpara tu hermano, tendrás que contarlo todo. (Bem para mim, bem para teu irmão, terás que contar tudo)

– Ya…ya

Ya en tren, ya en autobús, iremos igual. (Seja de trem, seja de ônibus, iremos igual)

– Ora…ora

Ora por una cosa, orapor otra, nunca consigo estudiar. (Ora por uma coisa, ora por outra, nunca consigo estudar)

– Uno…otro

Uno para mí, otro para ti. (Um para mim, outro para ti)

Conjunções adversativas

Junta termos ou frases que se contradizem entre si.

– Pero

Me gustaría ir, pero no tengo dinero. (Gostaria de ir, mas não tenho dinheiro)

– Sino – exceto

No les gustan comer frutas sinomanzanas. (Não gostam de comer frutas, exceto maçãs)

– Sino = mas sim

No quiero té sino café solo. (Não quero chá, mas sim café preto)

– Sino = a não ser

Esta chica no hace otra cosa sinollorar. (Esta menina não faz outra coisa a não ser chorar)

– Aunque

Saldré esta mañana aunquellueva. (Sairei esta manhã mesmo que chova)

– Sin embargo

Tenía muchos motivos para hacerlo hablar, sin embargono lo hizo. (Tinha muitos motivos para fazê-lo falar, no entanto não o fiz)

Existem outras conjunções que indicam pensamentos opostos: no obstante, excepto, antes, a pesar de, antes bien, com todo, fuera de, más bien.