Classificação dos Conhecimentos na Filosofia


Classificação dos Conhecimentos

Ao contrário do conhecimento científico, por exemplo, o conhecimento filosófico é baseado em questionamentos e dúvidas. Ele é um grande ponto de interrogação que busca interrogar a maneira que o indivíduo se relaciona com o lugar onde vive.

Por meio de reflexões e raciocínio, a filosofia busca conhecimento que ajudam a moldar ideais e conceitos na sociedade. Ela só existe porque o ser humano sabe refletir, duvidar e questionar sobre ideias e conceitos. Ela não foca no que é material.

Como dito anteriormente, ele é diferente do conhecimento científico, e sendo assim dispensa provas e experiências. Continua sendo racional, porém é visto por muitos como uma especulação.

O objetivo maior dessa ciência então é procurara respostas racionais para questões do dia a dia, porém estas respostas sempre serão subjetivas e não provar nada.

Classificação do conhecimento filosófico

– Especulativo: Todas as respostas encontradas são hipóteses. As teorias usadas são abstratas não apresentam experimentos, e sendo assim não passam de possibilidade.

– Crítico: Apesar de não ser um conhecimento científico, todas as informações são estudadas e pensadas de maneira extremamente crítica antes de encontrar uma conclusão.

– Elucidativo: Todas aquelas questões relacionadas a vida que não têm possibilidade de serem desenvolvidas cientificamente são estudadas pelos filósofos, que buscam encontrar um entendimento.

– Sistemático: A filosofia prega que para resolver as questões estudadas por ela é preciso tomar como base de tudo a reflexão.
O que difere a filosofia dos outros conhecimentos.

Com objetos de estudo imateriais, que tem um cunho subjetivo, ou seja, apresentam mais de uma versão, a filosofia não precisa de uma resposta exata que pode ser comprovada por números ou leis.

O conhecimento filosófico é considerado por muitos uma linha que passa entre o conhecimento científico (aquele que necessita de fatos comprovados) e o conhecimento teológico (baseado na fé e em crenças religiosas).