Mito: o que é, pensamento mítico e mitos atuais


Mito

O mito é um fenômeno típico da sociedade humana, que existe desde seus primórdios. De um modo geral, o mito é produto da necessidade humana de explicar e ordenar o desconhecido e os fenômenos da natureza.

O mito é oposto da ciência, uma vez que se alimenta unicamente da crença, enquanto a ciência só pode ser validada pelo processo que abrange suspeita, evidência e comprovação.

A mitologia está fortemente presente nas primeiras grandes civilizações da humanidade, com destaque para a civilização grega, que desenvolveu uma rica experiência criativa, em que o real e o mitológico se misturavam e homens e deuses viviam as mesmas experiências.

A mitologia é, na verdade, o estudo do mito, a busca de identificar as suas origens e os seus significados dentro do espectro das diversas culturas, como interfere no modo de pensar dessas sociedades e como é influenciado pela visão da mesma.

O pensamento mítico, como já referido, é aquele que se contrapõe ao pensamento científico, pois não requer comprovação. Ainda assim, até mesmo nas sociedades contemporâneas, o mito se impõe como ferramenta de poder, enquanto forma determinada de fora para dentro de interpretar a realidade. Ao mesmo tempo, nas sociedades antigas, o pensamento mítico está presente como elemento de organização da sociedade. Através da crença, as sociedades se organizam, encontram paradigmas a serem seguidos e justificativas para as suas próprias estruturas de ordenamento.

Mitos atuais

O mito é uma crença sem fundamento. A era da informação, por incrível que possa parecer, é também uma era de disseminação dos mitos. Hoje, o mito perdeu força no papel de ordenador do pensamento e da sociedade. Esse fenômeno é decorrente do avanço da ciência como fonte de conhecimento e explicação dos diversos aspectos da vida, da natureza e do ser humano.

Não obstante, os mitos sobrevivem como crendices, como invenções inocentes e mal intencionadas. As redes sociais são o veículo da disseminação dos mitos atuais, porém, muitos mitos antigos seguem povoando a sociedade humana. Há, por exemplo, quem ainda acredite que a Terra é plana e que leite com manga faz mal à saúde.