Resumo Sócrates


“Só sei que nada sei”. Você já ouviu esta frase? Provavelmente sim! Dita por um dos filósofos mais importantes da história, estas poucas palavras se perpetuaram ao longo de milhares de anos e ainda hoje são muito utilizadas em inúmeras circunstâncias, motivo este que levou este resumo sobre Sócrates a começar justamente por tal citação!

Resumo Sócrates

Não tem como falar em filosofia sem falar em Sócrates, visto que ele, com certeza, é o maior ícone dentro desta matéria. Seu nome costuma já ser citado durante os primeiros contatos no ensino fundamental com esta linha de pensamento, que tende a se aprofundar mais conforme cada novo ano escolar.

Nascido na Grécia Antiga, acredita-se que este importante filósofo tenha vivido em torno do ano de 470 a.C. Abandonando o ofício herdado de família, visto que seu pai era escultor e que o mesmo desenvolvia tais atividades antes de se voltar a filosofia, sabe-se que Sócrates foi um filósofo pobre que apenas preocupava-se em manter o básico para sua mulher e filhos.

Envolvido com a filosofia por ideais e não por questões de cunho financeiro, Sócrates falava e indagava pessoas pelas ruas e praças de Atenas. A maior parte de seus ensinamentos, infelizmente, não foi registrada, já que o filósofo propunha-se mais a dialogar.

A maior parte do acervo que se criou a respeito das ideias e teorias de Sócrates foi compilada em obras de Platão, outro importante renome da filosofia grega que viveu próximo a mesma época e treinou Aristóteles no campo filosófico. Xenofonte também publicou uma obra intitulada de “Memorabilia”, onde há muitos discursos de Sócrates.

Infelizmente, vale destacar que estes nomes eram bem mais novos do que o filósofo. Tendo acompanhado cerca de apenas 10 anos de suas produções e discursos. Tudo o que veio antes disso ficou perdido na Grécia Antiga.

O pensamento socrático

Além da frase citada logo no início deste resumo sobre Sócrates, outra que ficou eternizada no tempo foi a célebre “conhece-te a ti mesmo”, um dos lemas mais defendidos pelo filósofo, que viveu numa era em que a mitologia grega ainda era a principal resposta a maior parte das dúvidas sobre o Universo.

Sócrates defendia que as pessoas deveriam se preocupar e pensar sobre de onde veio, de fato, a existência humana, falava muito sobre a ética e o trabalho, e estimulava o mais profundo afastamento do pensamento cosmológico.

No início de sua trajetória, Sócrates retomou muitos dos pensamentos sofistas, os primeiros filósofos que assim foram intitulados. Essa retomada considerou muitos dos valores e princípios que anteriormente já tinham sido abordados.

Uma das características mais marcantes do perfil socrático é que em seus discursos tornava-se claro seu desprezo e menosprezo pela política. Sócrates comumente tornava clara sua ideia de que este setor da sociedade tinha como interesse exclusivo a manipulação do poder e do controle.

Outra questão que vale a pena destacar é que grande parte dos pensamentos e teorias propagados por Sócrates ia totalmente contra as políticas impostas naquela época e naquela região. A estrutura social vivida era, muitas vezes, oposta àquela defendida pelo filósofo. Inevitavelmente, Sócrates acabou por chamar a atenção de ícones de autoridade da Grécia.

Acusado de renegar os deuses gregos e instigar o cultivo a outros deuses, o filósofo mesmo tendo a oportunidade de renegar tudo aquilo que já tinha discursado ao longo da vida, preferiu aceitar sua sentença para manter a integridade de seus valores e pensamentos.

Sua sentença foi a pena de morte e no ano de 399 a.C Sócrates tomou um veneno chamado de cicuta em sua cela, encerrando sua magnífica trajetória de vida e contribuições filosóficas para a humanidade.

Frases e pensamentos de Sócrates

Muito do que se tem hoje em dia relacionado ao filósofo grego Sócrates são obras e pensamentos aparentemente simples, mas que repercutiram e desencadearam incríveis avanços na busca do entendimento sobre quem somos e por que somos.

A filosofia, como matéria humana, surgiu justamente com o objetivo de quebrar as barreiras impostas ao longo de toda a história da humanidade, em sua maioria por poderosos e ícones de diferentes tempos e localidades.

Veja a seguir neste resumo sobre Sócrates algumas das principais frases ditas por Sócrates ao longo de sua vida e que ainda hoje são motivos de estudos de milhares de pessoas no mundo todo:

  • A ociosidade envelhece, o trabalho não.
  • A palavra é o fio de ouro do pensamento;
  • A verdade não está com os homens, mas sim entre eles;
  • É muito melhor fazer pouco e bem, do que muito e mal;
  • Sábio é o homem que conhece os limites da sua ignorância;

Em alguns museus espalhados pelo mundo é possível ter mais acesso a história do grego Sócrates. No Museu do Louvre, por exemplo, em Paris, existe uma obra esculpida dos três maiores nomes da filosofia: Sócrates, Platão e Aristóteles.