Campo de Visão e Tamanho da Imagem


O olho humano é muito interessante. Existe uma diferença bastante grande no que realmente estamos vendo, como o olho processa esta informação e como o cérebro corrige para que possamos realmente enxergar. Neste texto, portanto, você vai aprender um pouco mais sobre como funciona o campo de visão e o tamanho da imagem.

O olho humano

O olho humano é um sistema completo, repleto de detalhes. É ele que nos possibilita ver e que nos dá o campo de visão e tamanho da imagem.

Campo de Visão

O olho é formado pelos elementos listados abaixo, além de músculos e vasos que ligam todos os elementos e nos possibilitam a visão.

* Esclerótica
* Coroideia
* Retina
* Corpo Vítreo
* Humor Vítreo
* Membrana Hialoideia

E o mais interessante de tudo é que o campo de visão e o tamanho da imagem são totalmente proporcionais ao ângulo da visão e ao mesmo tempo são inversamente proporcionais à distância que estamos do objeto.

O nosso olho é capaz de focalizar tanto objetos que estão bem próximos ao olho, cerca de 25 centímetros, e também os que estão mais distantes. Tudo depende da distância que existe entre o ponto focal e o cristalino, que varia de pessoa para pessoa. Obviamente o tamanho do objeto que está sendo observado e a distância em que estamos dele é que irão determinar o tamanho da imagem que será formada na retina.

E é importante também lembrarmos que tudo é bastante relativo quando observamos o mundo e o campo de visão e tamanho da imagem estão sempre ligados. Quanto mais perto um objeto esteja, maior ele irá parecer, mesmo que seja muito menor em relação a um objeto que está bem mais distante. Um bom exemplo disso é a lua. Ela parece ser bem pequena quando a observamos, enquanto a janela onde estamos parece ser bem maior. Isso porque a lua está bem mais distante do que a janela.

Este fenômeno acontece devido ao ângulo de visão. O ângulo de visão é definido como sendo o ângulo que existe entre duas retas, que tem o vértice saindo do olho e as pontas alcançando cada extremidade do objeto observado. Ou seja, se você fizer o desenho aí vai verificar o quanto é fácil de visualizar.

Quando um indivíduo está mais próximo ao objeto, o ângulo de visão será bem maior, enquanto o indivíduo que estiver mais distante do objeto apresentará um ângulo de visão menor. Ou seja, quanto menor o ângulo de visão, menor o objeto irá aparecer, e por isso o mesmo objeto parece ter tamanhos diferentes dependendo da distância em que estejamos do objeto.

Mas é importante verificarmos que o ângulo de visão muda de acordo com o campo de visão. Caso o campo de visão for livre, ou seja, totalmente aberto, sem nada atrapalhando, o ângulo também será livre. Mas quando o campo de visão é restrito, como por exemplo, uma janela, o ângulo também ficará restrito.

Curiosidades sobre o campo de visão e tamanho da imagem

Agora que você já aprendeu o que é o campo de visão e como isso interfere no tamanho da imagem, vamos aprender algumas curiosidades sobre a visão?

Os campos de visão não são iguais em todos os seres vivos. Cada animal possui uma diferente forma de campo de visão que muda principalmente de acordo com o local e formato dos olhos. Nós, seres humanos, possuímos um campo de visão de 180 graus para frente, enquanto alguns pássaros, por exemplo, chegam a ter um campo de visão de 360 graus quase completos.

E além do campo de visão e do tamanho da imagem, nós também possuímos a visão periférica, que se trata de uma característica que a visão tem de poder enxergar tudo o que está ao redor do nosso foco principal. Este tipo de visão também é chamada de visão tangencial, e é muito importante para que possamos saber onde estamos e perceber os possíveis perigos ao redor. A visão periférica é muito importante para quando estamos dirigindo, por exemplo.

Outra curiosidade bastante interessante sobre o olho humano é que na verdade, nossos olhos possuem um mecanismo que deixa a imagem que estamos vendo de ponta cabeça. Aí nosso cérebro é capaz de saber disso e corrigir esta visão para que possamos perceber o mundo exatamente da forma como ele é. Isso ocorre porque nosso olho funciona como uma lente, que reflete a luz emitida, atravessa o humor vítreo, até chegar à retina. E tudo isso acontece de forma tão rápida que não é possível perceber.
E apesar de serem muito poderosos, nossos olhos em conjunto com o cérebro muitas vezes nos enganam, e percebemos cores, sombras e formas de uma forma diferente do que realmente são. Quando isso acontece, podemos dizer que se trata de uma ilusão de ótica.