Determinação Analítica das Imagens – Refração: Índice e Elementos da Refração da Luz


Determinação Analítica das Imagens

A refração é a mudança do meio em que a luz está se propagando fazendo com que o valor da velocidade das ondas se modifique. Confira mais sobre o índice de refração e elementos de refração da luz.

Índice de refração

Portanto, quando a luz passa de um meio para outro a sua velocidade poderá reduzir ou aumentar conforme as diferenças atômicas das duas substâncias envolvidas na relação. Para obter o índice de refração é preciso dividir a velocidade da luz no vácuo pela velocidade da luz para determinado comprimento de onda de um certo meio. No vácuo, o índice de refração da luz é 1.

No vácuo, a luz não possui qualquer dificuldade ou impedimento de propagação, por isso, possui este valor absoluto.

Confira o índice de refração em outros elementos:

• Água: 1,33
• Acrílico: 1,49
• Vidro: 1,5
Glicerina: 1,9
• Diamante: 2,42

É importante ressaltar que o índice de refração é um elemento adimensional, portanto, não possui qualquer unidade de medida.

Elementos de refração da luz

Quando temos dois meios diferentes será o mais refringente o que apresentar o maior índice de refração – o contrário também é verdadeiro, logo, será o menos refringente o com menor índice.

A luz, ao se propagar em um meio e passar para um mais refringente, aproxima-se da reta N, ou normal. Com isso, a velocidade de propagação da luz será menor no segundo meio. Agora, caso a passagem da luz seja inversa, com velocidade de propagação superior no segundo meio, a luz irá se afastar da reta N.

Outra possibilidade é haver uma reflexão total, quando o raio de luz parte de um meio mais refringente e vai para outro menos refringente – em certo momento pode obter-se um ângulo de refração de 90º. Neste caso, temos um ângulo incidente ou um ângulo limite.