Energia e Impulso: Gravitacional, Elástica, Cinética e Mecânica; Teorema do Impulso


Energia e Impulso

Energia e impulso são nomes dados às forças que fazem com que um determinado corpo/objeto saia do estado de inércia e se movimente. Descubra a seguir mais sobre energia gravitacional, elástica, cinética e mecânica e como cada uma delas atua.

Energia Gravitacional

A energia gravitacional é a que faz com que um corpo, quando é solto de uma determinada altura, ganhe mais velocidade durante a sua queda e atinja o solo mais rápido. Ela garante que a gravidade da Terra tende a aproximar os objetos do solo. Dessa forma, a energia gravitacional faz com que o objeto solto ganhe mais velocidade e chegue mais rápido ao solo.

Energia Elástica

Essa energia está sempre relacionada com um elástico ou uma mola. Quando uma mola é comprimida e solta em seguida, ela tende a se expandir e voltar ao seu formato original. Esse movimento que a mola faz para retornar ao seu formato inicial é possível por conta da energia elástica, que fica armazenada na mola.

Energia Cinética

A energia cinética é a força que um determinado corpo tem quando está em movimento. Por exemplo, um objeto que é arremessado e a energia que esse corpo tem até chegar ao outro lado é chamada cinética. Essa energia é influenciada por duas coisas: a velocidade que o corpo está e a sua massa.

Energia Mecânica

A energia mecânica diz respeito a toda energia que faz com que um corpo se altere ou se movimente. Dessa forma, a energia mecânica de um dado sistema é obtida através da soma da potencial com a cinética.

Teorema do Impulso

Esse teorema afirma que quando se aplica um impulso (força resultante) sobre um determinado corpo, em um dado intervalo de tempo, ele será igual à quantidade de movimento desse. Ou seja, o impulso colocado em um objeto é igual ao tanto que ele irá se movimentar.